sexta-feira, 25 de março de 2022

Sintonia Fina

 

É a política, estupido! A política se caracteriza pelo dinamismo, pragmatismo e circunstância. As eleições no estado do Piauí em 2022 vão ser marcadas por choques familiares e alianças partidárias que remontam a eleição de 2020. Começo citando as pré-candidaturas da deputada federal, Margarete Coelho (PP-PI) que na microrregião de São Raimundo Nonato, vai ter que disputar votos com o diretor-geral do Departamento de estradas e Rodagem do Piauí (DER-PI), Castro Neto que se lançará candidato pelo Partido Social Democrático (PSD). Essas duas candidaturas colocarão em lados opostos o grupo da prefeita Carmelita (PP) e o grupo do vice-prefeito Ronaldo Castro (MDB). E para embaralhar ainda mais a disputa política nesta região, a ex-vereadora de Teresina, Graça Amorim, irmã do deputado estadual Hélio Isaias, acaba de lançar sua pré-candidatura à Câmara Federal. Graça Amorim, pontuou que as posições políticas não vão interferir nas relações familiares. “Familiarmente, está tudo certo, continuo votando no deputado Hélio Isaías, nunca deixei e jamais deixarei. Nossos laços familiares jamais terão abalo, ocorre que sou filiada ao progressista e tenho que ajudar o partido”, disse. Quem viver verá!

O Partido Progressista (PP), pelo andar da carruagem, pretende dificultar a vida do deputado estadual Hélio Isaias, pré-candidato a reeleição, com o lançamento de duas pré-candidaturas na microrregião de São Raimundo Nonato à Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI). Do ex-prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira e do vice-prefeito do município de Fartura.     

Lula está atirando no alvo errado

Enquanto Lula gasta energia investindo contra Moro, Bolsonaro fica livre para circular pelo país como um pré-candidato que não tem um enorme telhado de vidro. Isso revela um erro estratégico da pré-campanha de Luís Inácio Lula da Silva, porque no presente momento o seu principal adversário é o presidente da república que está tendo que administrar o caso muito sério de corrupção que envolve diretamente o ministro da Educação, Milton Ribeiro que segundo a imprensa atuava em conluio com pastores evangélicos que negociavam troca de favores com prefeitos. Segundo o site O Antagonista, Milton Ribeiro fez ligações, enviou ofícios e garantiu blindagem no Senado

Pré-candidatura de João Doria continua taxiando

A nova rodada da pesquisa encomendada pela Exame é igual à velha rodada: Lula tem 40% dos votos; Bolsonaro, 29%; Moro, 9%; Ciro 9%. Eduardo Leite (Sem Partido) apareceu nessa mesma pesquisa com 2 pontos. O governador de São Paulo João Doira (PSDB), neste momento, tem 1% dos votos, e está empatado com Simone Tebet (MDB) e Janones (Avante). Se esse quadro se mantiver até o mês de junho, o pré-candidato da Terceira Via, indubitavelmente, será Sérgio Moro (Podemos), isto é, se o bom senso prevalecer.

Como preparar as nossas crianças para um mundo imprevisível?

A humanidade está enfrentando revoluções sem precedentes, todas as nossas velhas crenças estão desmoronando e nenhuma nova crença surgiu até agora para substituí-las. Como podemos preparar, a nós mesmos e aos nossos filhos, para um mundo com transformações sem precedentes e incertezas radicais? Um bebé nascido hoje terá 30 e poucos anos em 2050. Se tudo correr bem, o bebé ainda estará por aqui por volta de 2100 e pode até mesmo ser um cidadão ativo do século XXII. O que devemos ensinar àquele bebé que o ajudará a sobreviver e florescer no mundo de 2050? De que tipo de habilidades eles precisarão para conseguir um emprego, entender o que está acontecendo ao seu redor e navegar pelo labirinto da vida? Infelizmente, como ninguém sabe como será o mundo em 2050, não sabemos a resposta para essas perguntas. Diante de tantas incertezas, o pensador israelense Yuval Harari, sugere: “Mantenha o sentimento de ignorância das crianças. Elas têm que fazer perguntas.

Nenhum comentário: