terça-feira, 1 de março de 2022

Um monumento ao desperdício no meio da caatinga piauiense

 

O município de São Raimundo Nonato, localizado no semiárido piauiense, um dos municípios mais pobres do Brasil, conta com um grande monumento ao desperdício no meio da caatinga, o aeroporto internacional Serra da Capivara, a 530 km de Teresina, inaugurado após mais de uma década, o tempo que durou a construção desse aeródromo que custou aos cofres públicos a bagatela de R$ 20 milhões de reais para ser utilizado apenas pelas autoridades estaduais e federais, quando das suas visitas ao Parque Nacional da Serra da Capivara.

Segundo a arqueóloga Niède Guidon, que foi presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) e diretora do Parque Nacional Serra da Capivara, a obra deveria ter chegado antes. De acordo com ela, ficaria mais difícil encontrar empresas que queiram investir no turismo da região devido ao momento de crise política e econômica enfrentado pelo país.

"Acreditei que ia dar certo e não deu. Realmente eu estou muito decepcionada porque eu estou vendo aí. É uma coisa terrível", desabafou a arqueóloga.

Apesar de inaugurado, esse sítio portuário, não conta com nenhum voo regular, semanal ou mensal entre São Raimundo Nonato e Teresina. O governo do Piauí na época da inauguração assegurou que em breve esse aeroporto deveria oferecer voos em pequenos aviões com capacidade para 19 passageiros. O que foi tentado, mas, as empresas aéreas que tentaram, acabaram desistindo do negócio, por falta de demanda.

Como esse aeroporto só dá prejuízo ao estado do Piauí e ao país os governos do estado e federal deveriam usar todo o espaço destinado a esse aeródromo, com uma outra finalidade. Não me pergunte, porque eu não sei como usar esse espaço.

Aqueles que pensaram na construção de sítio portuário, deveriam ter feito antes da elaboração do projeto desse aeroporto, um estudo rigoroso de viabilidade econômica dessa obra. O que pelo visto nunca foi feito, por nenhuma das partes envolvidas no projeto desse aeroporto fizeram. E pasmem! Esse aeroporto atende pelo pomposo nome de aeroporto Internacional da Serra da Capivara.







Aeronave da celebridade, o humorista piauiense Whindersson Nunes estacionada no pátio do aeroporto Internacional da Serra da Capivara




Não podemos deixar de admitir que se trata de um projeto arrojado de arquitetura. De um aeroporto mais bonito e maior do que o aeroporto do município de Petrolina, localizado no estado de Pernambuco. Petrolina, um município com um elevado nível de desenvolvimento econômico para os padrões nordestinos.

Nenhum comentário: