quarta-feira, 6 de julho de 2022

Sintonia Fina

 

O STF vai ter coragem de barrar a PEC eleitoral emergencial?

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) queira ou não os defensores dessa indecência que é o Pedido de Emenda Constitucional do Estado de Emergência que vem sendo apelidada de PEC Kamikaze, deve barrar essa PEC de caráter eminentemente eleitoral que vai ser usada pelo governo e o bloco Centrão como moeda de troca no Brasil profundo e nos grotões na eleição presidencial. Lá onde o povo vota em quem o chefe político (cacique político) manda. O Brasil a cada novo governo ao invés de avançar no combate à corrupção e aos desmandos administrativos, retrocede em termos de conquistas

O STF é criticado com frequência, inclusive por esta coluna, pelo seu ativismo excessivo, não por culpa do STF, evidentemente. No caso especifico dessa PEC em questão, uma decisão contrária à PEC irá na direção contrária dos que criticam o ativismo da Suprema Corte: ela vai garantir a observância da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da legislação eleitoral, reafirmando proibições que os políticos desejam atropelar (a de fazer despesas acima do teto de gastos e a de criar programas de transferência de renda em ano de eleições.

No Brasil as mulheres nunca estão em segurança em que pese a existência de algumas leis que as protegem

A Lei Maria da Penha, assim como a Lei de nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, contra o assédio moral ou sexual; são duas leis criadas para proteger as mulheres dos homens violentos e dos predadores sexuais. Mesmo com a existência dessas duas leis protetivas, os homens tentam dominar corações, mente e o corpo das mulheres.

O que é o  assédio moral e sexual. Esses dois tipos de assédio não se confundem. Enquanto o assédio moral visa a eliminação da vítima do mundo do trabalho pelo terror psicológico, o assédio sexual é caracterizado pela conduta que objetiva o prazer sexual de várias formas, causando constrangimento e afetando a dignidade da vítima.

No caso especifico do agora ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Fernandes, esses dois tipos de crimes ocorreram simultaneamene. 

A melhor forma de proteger as mulheres dos homens maus e predadores sexuais é a educação que deve comerçar num ambiente doméstico, com os pais ensinando os seus filhos a serem respeitosos e amorosos para com as mulheres. Sucede que sem um bom começo, sem que o homem receba no ambiente doméstico ensinamentos e valores culturais que lhes ensine a respeitar as mulheres, o homem brasileiro não conseguirá mudar sua inclinação violenta que está codificada no seu gene, no seu DNA. Com uma boa educação, é possível mudar o comportamento agressivo e abusivo de qualquer pessoa, inclusive do homem.

Rejeição ao nome de Bolsonaro só aumenta

Datafolha divulgou na última sexta-feira (1º) resultados de sua mais recente pesquisa eleitoral referente à rejeição dos presidenciáveis no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país.

Essa pesquisa Datafolha aponta que a rejeição ao pré-candidato Jair Messias Bolsonaro, está consolidada e cristalizada no estado de São Paulo. Segundo essa pesquisa que mede a rejeição dos pré-candidatos, o presidente Jair Bolsonaro é o campeão de rejeição entre os paulistas, com 56% dos entrevistados afirmando que definitivamente não votarão nele.

Muitos dos atuais deputados federais e estaduais não renovarão seus mandatos

A política piauiense em 2022 passará por grandes mudanças no plano estadual e federal. Ocorre que tem muita gente nova na luta por um mandato na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Dois novos nomes aparecem na lista dos deputados federais como sendo os mais votados em 2022, o empresário Jadyel Alencar (PV), o ex-diretor do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), Castro Neto (MDB) e Júlio Arcoverde (PP). Na disputa por vaga na Assembleia aparecem os nomes de Bárbara, filha do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho e Gracinha Mão Santa, como duas candidatas que terão uma grande votação.

Em Tempo:

Em termos de adesão, o pré-candidato Rafael Fonteles supera o pré-candidato Sílvio Mendes. Na opinião de jornalistas e cientistas piauienses, a juventude do economista Rafael Fonteles, favorece o pré-candidato petista.

Nenhum comentário: