O povo clama por uma necessidade de mudança
O sentimento de mudança está na essência e na raiz da democracia. Sem alternância de poder não existe democracia. Alternância de poder é o nome dado a um conceito relacionado diretamente ao de democracia, e que condena a perpetuidade de dirigentes políticos no poder, pois tal fato desvirtuaria o caráter de um governo popular.
Tanto o termo quanto o conceito de democracia foram herdados da antiga Grécia, e atualmente, a maioria das sociedades contemporâneas adotam um regime profundamente inspirado nesta ideia, com vários graus de imperfeição, admitamos!
No Brasil, o grau de imperfeição se revela e fica mais evidente na acumulação de mandatos por parlamentares. Não é nada incomum nos depararmos com parlamentares detentores de quase uma dezena de mandatos. Isso é uma aberração, porque cria na política, a figura do político profissional.
O mundo inteiro se preocupa com a região Amazônica...
...Enquanto que no Brasil as mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira, estão caindo no esquecimento. Logo, no Brasil ninguém lembrará mais desses dois mártires, assim como acontece com Chico Mendes e Dorothy Stang. Esses dois últimos que também foram mortos pelo mesmo motivo. A luta em defesa da preservação da Amazônia.
O Parlamento Europeu condenou "energicamente" nesta quinta-feira (7) os assassinatos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira e cobrou das autoridades brasileiras a realização de uma investigação "exaustiva, imparcial e independente" sobre os crimes.
A declaração faz parte de uma resolução do Parlamento Europeu que aborda a situação dos ativistas que lutam pela defesa dos povos indígenas e do meio ambiente no território brasileiro.
Essa condenação enérgica do Parlamento Europeu, é o sinal mais claro de que o mundo inteiro está de olhos bastante abertos para o que acontece na região Amazônica brasileira. O que faz reacender uma velha discussão: a internacionalização da Amazônia.
A nossa macrorregião em época de eleição é sempre muito visitada...
..., Mas, passado o período eleitoral esta nossa macrorregião cai no esquecimento daqueles que no palanque montado na sede do município de São Raimundo Nonato, o município polo desta nossa macrorregião, prometeram representar os nossos municípios e os nossos interesses. São Raimundo Nonato que cresce como rabo de cavalo, para baixo. Querem exemplos do nosso declínio? O município de São Raimundo Nonato que já contou com uma Delegacia da Receita Federal, hoje só conta com um posto de atendimento. A unidade do SEBRAE-Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí, foi desativada e hoje as Micro e Pequena Empresas de São Raimundo Nonato se precisarem de apoio, os seus diretores tem que se deslocarem até o município de Bom Jesus. Isso revela a decadência da nossa macrorregião.
Universo político:
Deu no site O Antagonista
“Não há surpresa alguma na PEC do Desespero”, diz o jornalista William Waack.
“Comprar votos é o que sempre fez a política como ela é. Vergonha na cara não existe nesse tipo de política (nem gratidão). É um traço aparentemente imutável da nossa cultura, goste-se ou não.
A questão é saber se a compra de votos vai funcionar (…).
Paradoxalmente, o presidente reforça a imagem de seu grande oponente – Lula é visto pelos mais pobres, em termos de atributos, como aquele que melhor garantiria os benefícios para além do horizonte de dezembro estabelecido na PEC do Desespero.
Em outras palavras, a derradeira estratégia de Bolsonaro promete trazer pouquíssimo ganho político obtido a um enorme custo financeiro e, principalmente, institucional ao país (algo que pouco importa para a política como ela é). Provavelmente o presidente nem percebe que foi engolido pelos fatos que pretendia mudar.
Frase do dia:
“A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais”. (Frase Winston Leonard Spencer-Churchill que foi um político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário