sexta-feira, 25 de abril de 2008

O PT poderá ficar muito mais próximo do governo do PDT

A se confirmar a indicação do deputado federal Ribamar Alves, como novo Secretário de Saúde ou; da Educação, do Estado Maranhão, o seu substituto será o primeiro suplente Washington Oliveira, do Partido dos Trabalhadores (PT). Se tal fato ocorrer, ganham esses dois partidos.


O que ainda está a emperrar um acordo entre essas duas siglas, é a tese de candidatura própria que algumas alas do PT defendem.


Se a tese da candidatura própria acabar vencida, no encontro que o PT irá realizar para poder definir essa questão, o campo está livre para que Ribamar Alves assuma uma dessas secretarias e Washington Oliveira, seja um novo deputado federal - o que acabará atendendo a dois interesses: o primeiro, o do PT que passa a contar com mais um representante na Câmara Federal. O segundo, o PDT ganhará mais alguns minutos de tempo no horário eleitoral -, numa possivel coligação.


Alem das vantagens já mencionadas, que um acordo desse tipo poderá trazer para esses dois paridos, o governo de Jackson Lago, contará com um deputado federal que pela proximidade que tem com o presidente da republica Luis Inácio Lula da Silva; e sendo Washington Oliveira, um membro do diretório nacional; ele acabará sendo muito mais útil em Brasília para o governador Jackson Lago, do que o próprio deputado federal Ribamar Alves.


Com mais um deputado federal, o PT do Maranhão, passa a ter muito mais visibilidade e poderá até negociar em condições mais favoráveis, o seu debito - que pelo seu tamanho, é capaz até de inviabilizar o próprio partido no estado.


Em Tempo:


O grupo liderado em Timon pelo ex-prefeito Chico Leitoa, deve torcer para o que até o presente momento na passa de mera especulação, venha a se concretizar, porque, com Washington Oliveira na Câmara Federal – ele que é uma das grandes lideranças no estado, poderá ajudar numa reaproximação do PT com o PDT nesse município.

Nenhum comentário: