quinta-feira, 5 de março de 2009

O deputado federal Flávio Dino perdeu o bonde da história

O deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA) que foi eleito graças ao apoio do ex-governador José Reinaldo Tavares e prefeitos muito próximos a esse político, como o prefeito Humberto Coutinho, que segundo se comenta no Maranhão, lhe deu no município de Caxias quase 50 mil votos; perdeu o bonde da história ao se recusar a entrar na fila e a aceitar um resultado que não lhe foi favorável.

Flávio Dino, um político da nova geração que bem poderia vir a ser num futuro não muito distante, uma grande liderança maranhense; estadual e nacionalmente, se ele não tivesse agredido e atropelado o processo. Há momentos na vida que se perde uma batalha para não se perder a guerra. E Flávio Dino não teve a clarividência necessária para entender aquele momento e continua não tendo.

Com a sua candidatura a prefeito de São Luis, ele se projetou muito em termos de estado, mas não o suficiente ainda para ser considerado um político de dimensão estadual, o que poderia vir a acontecer com o apoio de nomes com o do governador Jackson Lago, o ex-governador José Reinaldo Tavares e o atual prefeito de São Luis, João Castelo, por quem Flávio Dino foi derrotado na eleição para prefeito. A política é muito dinâmica e isso faz com que no Brasil, os adversários de hoje sejam aliados no futuro. A política é como uma nuvem, já dizia uma velha raposa política das alterosas.

Um momento como esse em que o Estado do Maranhão sofreu um grande golpe político, com a cassação do seu governador, era o momento ideal para o deputado federal Flávio Dino, ao assumir a defesa do governador, aparecer para à opinião púbica maranhense - como uma nova liderança, capaz de assumir o lugar hoje ocupado por políticos que andam perto de aposentarem as chuteiras.O que ainda não aconteceu.

Sendo Flávio Dino membro de um partido minúsculo como é o PCdoB em termos de representatividade na Câmara Federal e no Senado, e sem expressão no seu estado, fica muito difícil a sua reeleição sem o apoio de prefeitos hoje identificados com o governador Jackson Lago e José Reinaldo.

Em Tempo:

O deputado estadual Rubens Pereira Júnior, que por ser um político jovem, bem preparado intelectualmente e por ter tido a ousadia de assumir a defesa do governo Jackson Lago, não será surpresa para ninguém se ele sair candidato a deputado federal e se eleger com uma votação expressiva. Esse tem um futuro brilhante pela frente.

Nenhum comentário: