POR AMANDA PINHEIRO, RIO DE JANEIRO
Projetos investem em bons alunos e chegam a financiar o seu futuro escolar
Rio - Aos 12 anos, Igor Pinheiro de Lima, é orgulho para rede pública de ensino carioca. Colecionador de boas notas, ele terá a chance entrar para um grupo de estudos intensivo que vai prepará-lo, desde já, para conquistar uma vaga nas melhores universidades. De olho no excelente rendimento escolar de estudantes como Igor, a Secretaria Municipal de Educação vai selecionar jovens promissores para, a partir do ano que vem, participar de um programa de estudos intensivo e preparatório para o ingresso no Ensino Superior. A seleção será feita através de prova em outubro, aplicada aos mais de 50 mil alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. As vagas na elite da rede municipal são ilimitadas, mas os 20 melhores ganham bolsa para estudar nos mais prestigiados colégios particulares do Rio.

Morador do Santa Marta, o ex-aluno da rede municipal Henrique hoje estuda no São Bento e se prepara para ser diplomata
A ideia do Projeto Talento é potencializar a capacidade dos alunos com rendimento escolar acima da média. Eles terão aulas extras de Português, Matemática, Ciências e Inglês em 10 laboratórios de informática, batizados de Polos de Talento. Os professores serão cedidos pelas instituições parceiras. “Da mesma maneira que estamos olhando para os jovens com dificuldades, precisamos olhar também para outra ponta, senão os bons alunos se desmotivam e acabam abandonando a escola”, explicou Cláudia Costin, secretária municipal de Educação.
O Projeto Talentos será uma parceria com o Instituto Social Maria Telles (Ismart) e a Fundação Lemann, que trabalha com crianças superdotadas. O teste terá questões de Português, Matemática, Conhecimento Gerais e Inteligência (com questões de lógica, por exemplo). A data do exame ainda não foi definida, e o edital será divulgado em breve. (O Dia online)
Em Tempo:
Essa é uma excelente idéia que merece ser copiada. Não é nenhum demérito copiar uma grande idéia. Copiar é um atalho para o desenvolvimento. (DS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário