O mundo voltou a crescer economicamente. Essa noticia seria por demais auspiciosa, se não encerrasse um dos maiores problemas que a humanidade está enfrentando, que é o aquecimento global, que se dá devido à destruição e degradação do meio ambiente, pois toda vez que aumenta a produção de veículos, aumenta o consumo de energia e conseqüentemente, o aumento da poluição do ar que no estágio atual, já compromete a saúde do planeta e da vida humana. Essa idéia de crescimento é falsa.
Todo crescimento a partir da agora é danoso para o planeta e para o homem. Porque o crescimento exige maior consumo de matéria prima, que por sua vez, exaure o planeta, que de tão exausto por ter sofrido danos irreversíveis, começa a produzir reações que ameaçam todo tipo de vida existente sobre a terra.
Estancar o crescimento e paralelamente adotar-se uma política de controle rígido de natalidade pode representar uma esperança para a humanidade, que vive arrancando os cabelos toda à vez que ouve falar de novas catástrofes, que vem acontecendo em todos os quadrantes da terra.
Até bem pouco tempo, falar no Brasil da existência de ciclone era considerado uma coisa absurda e fora de propósito, porque esse tipo de fenômeno só acontecia no EUA e nos países da América Central. Mas o que nós estamos vendo nós últimos anos é o aparecimento desse fenômeno nos estados do sul do país. Tudo isso acontece como um reflexo do aumento das agressões contra o planeta Terra.
Com os mares sendo soterrados por lixo, as calotas polares derretendo e com atmosfera sendo ocupada por elementos estranhos, o que se pode esperar? Não é preciso ser nenhum expert no estudo dos fenômenos naturais para prever um futuro trágico para o homem.
Cada casa que se constrói cada ser humano que nasce cada novo invento que surge, cada novo carro que se produz cada novo “rato” que nasce -, tudo isso juntos, acaba modificando o meio ambiente. E ainda tem gente defendendo o crescimento.
Não custa nada insistir em repisar o que disse o cantor e compositor Juca Chaves, quando da sua candidatura a uma vaga no Senado pelo Estado da Bahia: “Não existe hospitais, creches e escolas de menos, o que existe é gente em demasia”. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário