domingo, 22 de janeiro de 2012

A importância do filósofo maranhense Raimundo Teixeira Mendes



O lema positivista "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim", deveria constar de todo umbral das casas brasileiras. É que esses três princípios seguidos religiosamente servem de base a qualquer projeto de nação que se pretende bem sucedido.

A filosofia positivista difundida no Brasil pelo filosofo e matemático maranhense Teixeira Mendes, autor da bandeira nacional republicana influiu positivamente na formação de uma consciência republicana que levaria o nosso país a proclamar a República.

A importância de Teixeira Mendes reside na sua vigorosa e contínua atuação política, filosófica, social e religiosa, baseada nos princípios propostos pelo filósofo francês Augusto Comte, isto é, no Positivismo, em sua versão religiosa.

Através do seu amigo e companheiro de ideal Miguel Lemos, Teixeira Mendes foi convencido pelo amigo da necessidade da aplicação da obra religiosa e filosófica de Comte ao Brasil e a partir daí iniciou uma longa e importante carreira apostólica e política, influenciando os eventos sociais no Brasil, a partir de sua atuação na Igreja Positivista do Brasil.

Ao longo da década de 1880 Miguel Lemos e Teixeira Mendes empreenderam uma atividade de propaganda do Positivismo e de interpretação da realidade sócio-político-econômica brasileira à luz da doutrina comtiana, o que, em termos práticos, implicou, naquele momento, na defesa da abolição da escravatura, da proclamação da república, na separação entre a Igreja e o Estado e na instituição geral de reformas que permitissem a "incorporação do proletariado à sociedade" (ou seja, a inclusão social, no jargão comtiano).

Nas décadas seguintes a proclamação da republica a atuação de Teixeira Mendes fez somente crescer, com a sua participação nos mais importantes eventos políticos da nova república: a separação entre a Igreja e o Estado, a revolta da vacina, a negociação dos limites territoriais, a participação do Brasil na I Guerra Mundial, a legislação trabalhista (então inexistente), o respeito às mulheres, a proteção dos animais e inúmeros outros.

Dados sobre o positivismo: o Positivismo é um conceito que possui distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas. O Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte. O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

Raimundo Teixeira Mendes - nasceu no dia 5 de Janeiro de 1855 município de Caxias no estado do Maranhão e faleceu no estado do Rio de Janeiro 1927.

siga no Twitter e no Facebook o blog Dom Severino (severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: