domingo, 15 de dezembro de 2013

Filme sobre João do Vale é exibido em Friburgo, RJ, neste domingo

O documentário faz um resgate da história da música popular brasileira . João do Vale é autor de mais de 600 músicas, entre clássicos da MPB.

G1 região serrana (RJ)

João do Vale, cantor e compositor maranhense
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
O Cineclube Lumiar, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, exibe neste domingo (15), às 19h30, o filme “João do Vale - Muita gente desconhece”. O documentário faz um resgate da história da música popular brasileira e do universo sertanejo através da vida e da obra do compositor João do Vale, reconhecido como um dos artistas mais produtivos do Brasil.

Autor de mais de 600 músicas, entre elas os clássicos da MPB "Carcará", "Pisa na Fulô", "Coroné Antônio Bento", "Canto da Ema", entre outras, João do Vale morreu em 1996, aos 62 anos. Foi objeto de mais de dez anos de pesquisa feita pelo diretor Werinton Kermes. No filme, relatos da família, amigos, de personalidades da cena política e cultural do país mesclados com imagens de arquivos e pelos últimos registros do artista ainda vivo, captados por Kermes meses antes da sua morte, contam a história do compositor.

O projeto Cineclube Lumiar surgiu em 2008 com objetivo de promover o acesso gratuito às obras cinematográficas, aliado ao desenvolvimento de uma consciência socioambiental da região de Lumiar, 5º distrito de Nova Friburgo. Atualmente, as sessões acontecem aos domingos na Tribuna Livre Cultural, em frente ao lago de Lumiar. Sessões ao ar livre e itinerantes também são realizadas regularmente, além de atividades relacionadas ao cinema, como mostras, oficinas, produção de videos e a manutenção de um acervo.

O filme tem duração de 112 minutos e a classificação é livre. As sessões acontecem na Rua Deputado Amâncio Mário de Azevedo 145, Lumiar, Nova Friburgo, RJ.

Nenhum comentário: