sexta-feira, 13 de abril de 2018

Ah, se fosse só o grossão!



Quem caminha pelos bairros do município de São Raimundo Nonato, depara-se com ruas esburacadas (verdadeiras crateras), matagais, lixo pendurado na parede da casa e ruas inteiras tomadas por água de chuva. Água parada que coloca em risco a saúde das pessoas que residem, sobretudo, nos bairros periféricos.

Se os problemas da sede do município de São Raimundo Nonato se resumissem só no que se convencionou chamar de Grossão, uma travessa com menos de 100 metros que que liga uma rua a uma avenida conhecida como corte, os  problemas deste município seriam fácil de resolver.

Olhando a sede do município de São Raimundo Nonato com um olhar crítico, um olhar isento de paixão, parece que o observador se encontra diante de uma cidade do faroeste norte-americano, tamanho o abandono de uma cidade que pela sua importância turística, deveria receber um tratamento digno de um lugar que recebe anualmente milhares de turistas.    

Não há nenhum exagero na afirmação que diz, que no município de São Raimundo Nonato nada funciona, porque basta observarmos a desorganização do transito, as ruas muitas estreitas, calçadas idem, calçamento irregular, animais soltos pelas ruas, canos condutores de água da AGESPISA quebrados e jorrando água como se fosse um riacho. Tudo isso acontecendo sem que ninguém resolva esses graves problemas.

A população sãoraimundense também não colabora, porque via de regra, ela não tem consciência ambiental e ecológica, uma consciência que só se consegue através de campanhas educativas, com foco no ambiente doméstico.

Na sede do município de São Raimundo Nonato é muito comum observarmos pessoas lançarem lixo nas ruas de dentro dos seus carros e ninguém reage a essa falta de educação. Um fato que se ocorrer na cidade de Curitiba, a pessoa mal educada sofrerá um grande constrangimento, porque as pessoas que presenciam esse fato horroroso - reagem imediatamente de modo a quem a pessoa que jogou lixo se sinta humilhada. Isso atende pelo nome de coerção.





Cano da AGESPISA quebrado  





Siga os blogs Diário do Homem Americano, Dom Severino e Dom Severino no Portal AZ

Nenhum comentário: