sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

OCDE sugere ao Brasil um choque de reformas

Segundo nota divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na segunda-feira (14), as principais economias mundiais mostram sinais de desaceleração. A OCDE já havia alertado, no final do ano passado, que os países precisam se preparar para "tempos mais difíceis". Isso é o que veremos.

Como a participação do Brasil no comércio internacional é baixa, a desaceleração da economia mundial e o clima atual de tensões protecionistas - sobretudo entre Estados Unidos e China, principais parceiros do Brasil - não devem ter impacto significativo no crescimento do PIB brasileiro”, na avaliação do economista Jens Arnold.

A OCDE sugere ao Brasil que promova um choque de reformas - a começar pela reforma previdenciária e um ajuste fiscal como que para se proteger dos efeitos da desaceleração de economias como: China e EUA, os dois motores da economia mundial.

Se nós vivemos numa economia globalizada, como o Brasil não irá sofrer um impacto com a desaceleração das maiores economias mundiais.

O problema do Brasil é não falta de reformas, mas de investimentos em educação e em inovação tecnológica - que aumenta a eficiência do processo produtivo e que implica num novo e aprimorado produto. Enquanto o Brasil sobrevive da produção de commodities (mateira prima), os países ricos e desenvolvidos investem na produção de novos produtos que envolve tecnologias radicalmente novas e que podem basear-se na combinação de tecnologias existentes em novos usos, ou podem ser derivadas do uso de novo conhecimento.   

Siga os blogs DiárioHomemAmericano e Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Google.

Nenhum comentário: