quinta-feira, 4 de julho de 2019

A promoção e a emancipação da mulher: um salto adiante



Isto é grande sabedoria para um homem adquirir: Não importa o quanto tu estejas certo, tua mulher sempre estará mais certa do que você”. (Augusto Branco)
 
Porque a mulher merece respeito e os mesmos direitos e oportunidades que o homem? Porque a igualdade de gênero e a promoção da mulher (o empoderamento) resultarão em uma sociedade mais justa, igualitária, saudável e com um desenvolvimento social que beneficiará a todas as pessoas.

Ainda que a vaga de feminicídio continue crescendo neste país, é inegável que a mulher brasileira hoje em dia se sente muito mais autônoma, fortalecida (empoderada), assumindo seu papel de autoridade e focada na luta pela sua liberdade do jugo masculino e da sua triste condição de mulher de cama mesa e cozinha.  

A mulher na medida em que se fortalece se promove e adquire autonomia, afirmação e emancipação, em suma: a mulher pode exercitar todas as suas capacidades e potencialidades cognitivas.

Para que tenhamos uma ideia do nível de promoção, afirmação, autonomia e poder que a mulher conquistou no século XXI, citamos como exemplo a União Europeia, onde as mulheres, Ursula von der Leyen (foto) (alemã) foi indicada para presidir a Comissão Europeia e a francesa Christine Lagard para a presidência do Banco Europeu. Para dois cargos com muita importância e relevância no mundo político e econômico mundial.

Ao homem que desde sempre impôs suas vontades, desejos e caprichos às mulheres, cabe nos dias atuais o dever de funcionar como um facilitador do avanço da mulher. 

Nenhum comentário: