quarta-feira, 3 de julho de 2019

A solidariedade ambiental e social são deveres de todo ser humano


O que destrói a humanidade: A Política, sem princípios; o Prazer, sem compromisso; a Riqueza, sem trabalho; a Sabedoria, sem caráter; os negócios, sem moral; a Ciência, sem humanidade; a Oração, sem caridade.” (Mahatma Ghandi)
  Comecemos pela definição do termo solidariedade, para a melhor compreensão dos nossos leitores. Solidariedade é ter responsabilidades mútuas e reciprocidade de obrigações e interesses. Solidariedade em última análise é praticar o bem na forma de ajuda ao próximo e ao meio em que vivemos. Solidariedade é muito mais do que uma palavra bonita. Na prática, fazer o bem é algo capaz de transformar o meio ambiente e as pessoas que nos cercam. Quando nos colocamos no lugar do outro e tentamos amenizar seu sofrimento, isso gera empatia e tolerância. É o caminho para um mundo melhor. Isso é espírito solidário.

Participar de uma corrente do bem é muito mais simples do que imaginamos. Basta investirmos em pequenos gestos de apoio no dia a dia para nos tornarmos pessoas solidárias, gentis para com os outros e para si. A reciprocidade na solidariedade acontece naturalmente, uma vez que os atos que praticamos de solidariedade, acabam sendo compensados, até na forma de gratidão, embora quem pratique solidariedade e reciprocidade não exija gratidão e reconhecimento, porque o que o move a praticar atos de bondade é o amor ágape. Um tipo de amor incondicional.

Apoiar causas ambientais como a proteção ao meio ambiente (manter a cidade limpa, não jogar lixo nos rios, lagoas, oceanos, mares, não incinerar todo tipo de lixo fora do lugar adequado, não provocar queimadas e proteger as matas) é praticar solidariedade, porque trata-se de uma questão de interesse de todos. De apoio mútuo que acontece na forma de troca.

Apoiar as causas sociais é praticar solidariedade social - que acontece na forma de ajuda a uma instituição que cuida de pessoas idosas, de portadores de doenças com a AIDS, de animais abandonados, de crianças abandonadas, de pessoas viciadas em drogas e de entidades que trabalham com educação e capacitação de jovens, adultos e idosos.

O apoio deve se dar de todas as formas. O gesto de solidariedade fica por conta da situação de quem merece receber o apoio e assistência. A prática da solidariedade é capaz de fazer verdadeiros milagres diários, tornando um mundo habitável e por consequência, um mundo melhor para todos.  

A oração sem caridade é a mais pura hipocrisia. “A fé sem obras é morta”. (São Tiago 2: 26) 

Nenhum comentário: