quarta-feira, 13 de abril de 2022

Sintonia Fina

 

Hoje eu vou me aventurar discorrer sobre um assunto que hoje em dia está muito em voga: o negócio com criptomoedas. Hoje em dia o assunto mais comentado são as novas moedas. Moedas virtuais, como o biticon, binance coin e Theter. As criptomoedas estão entre os assuntos mais comentados do mercado financeiro atualmente. Mas, o que é mesmo criptomoedas? A definição de criptomoedas, ou criptoativos, é uma referência a moedas digitais, que por segurança, são criptografadas. Ela acaba se diferenciando bastante da nossa moeda tradicional. Ultimamente muito se fala sobre criptomoedas, principalmente quando o assunto é investimento em renda variável, mas quais os riscos e oportunidades no mercado de criptoativos?  

Quando os governos reivindicavam para si o monopólio de emissão da moeda, a política monetária na prática restringia-se, em certa medida, a manter a paridade entre o valor de face do bilhete de banco (emitido monopolisticamente pelo estado) e seu valor de mercado. À medida que os governos inflacionavam a oferta de bilhetes, o valor de mercado deste se depreciava, incitando os portadores a resgatar em espécie pelo valor de face.

Qual a garantia que um portador de criptomoedas tem? A segurança da carteira Bitcoin deve sempre ser prioridade para o investidor, pois não há garantia. Quem perde a carteira não poderá recuperá-la de forma alguma. Por isso, os proprietários devem sempre ter cuidado ao armazenar e gastar suas moedas. No mercado de investimentos regulamentado não é bem assim. Qual é o lastro das criptomoedas? O dinheiro que você movimenta em qualquer país tem lastro em ouro. Então tem lastro, o país garante aquele dinheiro que você trocou e recebe. A criptomoeda, como o Bitcoin, por exemplo, não tem lastro, é virtual.

Sem a garantia de nenhum governo, os economistas e financistas consideram a hipótese de adquirir criptomoedas um risco, sobretudo quando o investidor não opera com a assessoria de uma corretora de valores e câmbio. Sugiro aos nossos potenciais investidores, aos pequenos, sobretudo, que façam investimentos conservadores, assim: Caderneta de Poupança, Tesouro Direto e Letras Imobiliárias, porque são mais seguros.

Adesões sem importância política, porque não representam um apoio significativo 

A campanha eleitoral ainda nem começou no estado do Piauí, mas, já começou um verdadeiro festival de adesões. Até o presente momento, a pré-candidatura do economista Rafael Fonteles se apresenta como um pré-candidatura bem-sucedida, porque ela reúne o maior número de partidos considerados grandes no estado e na Assembleia Legislativa o número de deputados que apoia a pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT) e de dois contra um. Os aliados da pré-candidatura do médico Sílvio Mendes, estão comemorando, até a adesão de ex-vice-prefeito, como é caso de Itamar Torres, ex-vice-prefeito do município de Cabeceiras. Já o grupo do pré-candidato Rafael Fonteles, comemora a adesão de Jullyvan Mendes, prefeito de Beneditinos que decidiu migrar de vez para o bloco governista e nesta segunda-feira, 11, assinou ficha de filiação ao PT. O gestor era filiado ao PTB, sigla que proíbe aliança com partidos de esquerda. O presidente estadual do PT, Francisco Limma, o deputado federal Flávio Nogueira e o pré-candidato a governador Rafael Fonteles prestigiaram o ato de filiação desse prefeito.

Câmara Municipal de São Raimundo Nonato é mal avaliada pela população sanraimundense

“A Câmara Municipal de São Raimundo Nonato tem desempenhado a contento o seu papel fiscalizador do Poder Executivo Municipal? ” Esta é a pergunta que o Portal SRN faz ao sanraimundense numa enquete que está no ar. O que significa fazer enquete?

Enquete é um método de pesquisa onde o levantamento de dados é realizado a partir da coleta de informações de uma amostra da população. Esse grupo amostral é composto por um grupo predefinido de pessoas, entrevistadas com o objetivo de fornecer informações e insights sobre vários tópicos de interesse. De um total de 130 votos, 73,85% disseram NÃO ao Poder Legislativo e apenas 26,15% disseram SIM. Essa enquete reflete o que o sanraimundense pensa do Poder Legislativo Municipal, porque esse poder é muito mal avaliado pela população deste município? Ocorre que o vereador em nosso município, por uma questão imperiosa de sobrevivência política, serve muito mais ao prefeito a quem deveria fiscalizar, do que ao povo que o elegeu para representá-lo e para fiscalizar as ações do Poder Executivo.

Em tempo: Destaco aqui neste espaço o excelente trabalho que a Secretaria de Saúde, do município de São Raimundo Nonato, vem fazendo na cobertura vacinal da Covid-19 e a Influenza, mais conhecida como vacina da pessoa idosa. A influenza é também conhecida como gripe, é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país.

Nenhum comentário: