O Brasil é um país onde reina a hipocrisia. A começar pelos nossos governantes, que vivem de jogar para a plateia, num verdadeiro jogo de faz de conta. Onde tudo não passa da mais pura encenação.  Pois desde quando o brasileiro ouve falar de campanhas contra o uso do fumo e males provocados por ele? As campanhas contra o fumo já vem de muito longe. Mas nunca , nenhum governante brasileiro teve a coragem de combater o cultivo do tabaco e a sua posterior industrialização. Sabe por quê? É que a indústria do tabaco, é um das que mais emprega em todo o país e a maior pagadora de tributos.
No Brasil não se combate o mal pela raiz, mas pelo seu fruto. O que acaba não dando e nada. O que os governos brasileiros tem que analisar, é se a relação custo benefício lhe é desfavorável, ou seja, se a arrecadação de impostos e a geração de empregos, perde não compensa os gastos com o tratamento das vitimas do uso do fumo. 
Mas pelo que se observa, ainda compensa aos governos manterem esses tipos de atividades, porque se não, o cultivo e a industrialização do fumo já teriam desaparecidos.  
Querem mais uma prova da hipocrisia dos nossos governantes? Ai está: a produção e consumo da aguardente de cana (cachaça), que até festival tem. A cachaça que é tão nociva à saúde, quanto o fumo. E os nossos governantes não fazem nada para inibir o seu consumo.
A coisa é tão hipócrita, quando se trata de consumo de álcool, que até treinadores de futebol e artistas fazem campanha de cerveja. 
No estado do Piauí, uma vereadora que ainda não desceu do palanque e já com vistas a sua reeleição que determinar através de uma lei, o lugar onde os fumantes devem ficar. Só que ela, pra variar não pede o fim do cultivo, produção e comercialização do tabaco. 
Eu não tenho nada contra a indústria do fumo, porque ela gera muitos empregos, paga muitos impostos e o fumar faz parte da nossa cultura. Aos governos, cabe fazer campanhas contra o uso do tabaco, se a relação custo benefício lhe for desfavorável.
Se os governos tiverem que eliminar tudo de ruim que existe no mundo, não sobraria nem a indústria automobilística.
siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário