sexta-feira, 29 de abril de 2011

Uma sociedade para ser bem sucedida precisa cultivar valores edificantes

O mundo inteiro, acompanhou através da televisão no dia de hoje (29/04), ao casamento do príncipe herdeiro William da Inglaterra, com a plebeia Kate Middleton. Um casamento realizado com toda pompa e circunstância, bem dentro do espírito inglês, que cultiva valores tradicionais, que de tão incorporados à vida dessa nação, para quem reside fora desse país, parece um tanto quanto fora de moda.

Países como o Brasil, com uma forte mistura étnica, não conseguem cultivar valores como tradição, honra, disciplina e excelência.  Valores esses, que só as nações culturalmente bem desenvolvidas conseguem. E isso faz arte de um processo, que passa pela manutenção de valores tradicionais.

Os países da Europa Ocidental, primam por conservar, incentivar e trabalhar valores edificantes, o que faz com que essas nações consigam atingir e manter um excelente padrão de vida, melhor na maioria das vezes, do que países ricos, como os EUA. Que em que pese ter atingido um elevado estágio de desenvolvimento econômico e social, ainda não consegui se igualar aos países europeus - em termos de bem estar social.

A Inglaterra mantém a monarquia, muito mais por força de uma tradição, do que pelo poder, propriamente dito. É que, quem de fato manda na Inglaterra é o primeiro-ministro, que é o chefe de Estado, enquanto que a rainha detém o comando da nação. Um poder mais simbólico do que representativo.  Mas que por força de uma tradição, esse poder representado pela monarquia, ajuda a manter o país sempre unido. Na realidade, a monarquia na Inglaterra funciona como um poder moderador.  A maior da monarquia reside na tradição. E pelo visto, vem dado certo.   

Valores como tradição, honra, disciplina e excelência, deveriam constar de um guia de cabeceira de todas as crianças e dos jovens.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: