domingo, 1 de dezembro de 2013

O que é a vida e viver?

Viver e não ter a vergonha de ser feliz cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. (Gonzaguinha) 

“Não chores, meu filho; não chores que a vida é luta renhida: Viver é lutar. A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar”. (Gonçalves Dias)

Essas duas perguntas, desde que o homem desenvolveu o seu intelecto, a ponto de questionar o seu existir no mundo, que ele vive se fazendo. Sem nunca ter encontrado uma resposta definitiva. Quando muito, uma explicação aceitável desse grande mistério que é a vida e viver.   

O saudoso cantor e compositor Gonzaguinha e o poeta indianista Gonçalves Dias, cada um à sua maneira tentam explicar o que é a vida e viver.

Para Gonzaguinha viver  à vida é cantar e cantar a beleza e não ter a vergonha de ser um eterno aprendiz. Nessa sua visão do que é viver, Gonzaguinha nos sugere, viver da maneira mais simples, cantando a beleza que existe à nossa volta e aprendendo a viver a todo o momento, no grande livro que é a natureza. Viver de maneira simples é viver sem fazer grandes esforços, poupando a si próprio e sem exigir muito da natureza.

Para Gonçalves Dias, a vida é essencialmente luta. Luta que se repete a todo instante, que tem o seu lado difícil, mas que nos forja, nos tempera e nos torna cada vez mais fortes, para uma sucessão de lutas, que só termina, quando damos o último suspiro.

Com esses dois ensinamentos, aprendemos que a vida se torna mais leve e suportável, quando adotamos a simplicidade e a consciência de que a vida é uma constante aprendizagem e que a luta diária é uma condição indispensável, para que sejamos vencedores na vida e de nós mesmos.


Por Tomazia Arouche

Nenhum comentário: