segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Quem é mais esperto: Wellington Dias ou Ciro Nogueira?

 

Pela lógica, o político piauiense mais ladino das últimas três décadas é o governador Wellington Dias, que há mais de 20 anos governa o seu estado e nesse longo período como político profissional, só sofreu uma derrota, como candidato a prefeito de Teresina.

Wellington Dias que ao chegar ao poder passou como um trator sobre os políticos tradicionais e representantes das oligarquias piauienses que se revezavam no poder por quase um século. O último remanescente das velhas oligarquias piauienses é o prefeito da Parnaíba, Mão Santa que teve que se reinventar como político voltando às suas origens e se elegendo prefeito da Parnaíba

O prefeito Mão Santa que para ingressar na política inventou uma história fantasiosa de que a sua mão operava milagres na hora em que ele fazia uma cirurgia, Francisco de Assis que é médico cirurgião.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) que durante muito tempo foi um aliado do governador Wellington Dias, há mais de um ano está em pré-campanha e elegeu o seu benfeitor como o seu principal adversário. Dizemos benfeitor, porque segundo analistas políticos piauienses, a eleição de Ciro Nogueira para o Senado, assim como a eleição do atual senador Marcelo Castro, eles devem a esse governador petista que se quisesse teria facilitado a eleição do dublê de cantor e político Frank Aguiar que agora se chama Luz Aguiar após se tornar o seguidor do Santo Daime (união do vegetal) e o ex-governador Wilson Martins. Esses dois últimos nomes que antes de Wellington Dias colocar Ciro e Marcelo debaixo do braço, lideravam com folga as pesquisas para o Senado.

O governador Wellington Dias, só não se elegeu prefeito de nenhum município piauiense, mas se elegeu vereador de Teresina, deputado estadual, deputado federal, senador e quatro vezes governador do seu estado. Só esse rico currículo, faz de Wellington Dias, o político, repito, mais esperto da política piauiense. Ousamos afirmar que nenhum outro político piauiense tem uma biografia tão rica como a desse petista.  

A propósito: o que será que passa pela cabeça de Wellington Dias ao manter na sua base de apoio e prestigiar deputados e prefeitos do Partido Progressista (PP) que tem dia, mês e ano para deixarem o governo? Isso só o tempo dirá. Mas como diz a expressão, Wellington Dias “não prega um prego sem estopa. ” Esta expressão é usada para indicar uma pessoa muito cuidadosa e que com uma visão ho

Nenhum comentário: