segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Sintonia Fina

 

Com uma média de três mil mortes provocadas pelo novo coronavírus, a Covid-19 avança de maneira perigosa sobre os EUA. O que levou o presidente Joe Biden a iniciar o seu governo elegendo como prioridade o combate sem trégua a esse terrível vírus. Já são foram registradas até o dia ontem (24) nos EUA 419 mil mortes e 25.177.522 casos desde o início dessa pandemia. Se nos EUA, a nação mais rica do mundo e que já adquiriu uma quantidade de vacinas que daria para vacinar toda população desse país do Norte, ainda não surgiu uma luz no final do túnel, o que podemos esperar de uma nação que ainda não adquiriu nem 20 milhões de doses para vacinar uma população de 220 milhões de habitantes? O Pior cenário possível! O Brasil até a metade do ano viverá o que o estado do Amazonas está vivendo neste momento. Isso numa perspectiva bem otimistas.

O país do improviso

O observador atento percebe sem muito esforço que o Brasil é uma país que é administrado na base do improviso. Isso quer dizer que o governo federal administra sem um planejamento anual, bienal, trienal e quadrienal. Um planejamento que se existisse deveria ser revisado todo o ano para corrigir os erros e fortalecer os acertos da política administrativa implantada. O exemplo mais flagrante da falta de planejamento que observamos neste momento é o bate cabeça do ministério da Saúde que vive o tempo todo improvisando na condução de uma política integrada de combate ao novo coronavírus. Um improviso que compromete o combate a Covid-19.

O PT anda como barata tonta

Em Portugal, o termo barata tonta faz referência a pessoa de comportamento errático, ilógico; imprevisível, pouco assertivo ou visivelmente desacertado face ao contexto. Esse é o caso do partido dos Trabalhadores (PT), que corre de um lado para o outro sem propor e quando propõe não acerta nenhuma proposta, porque esse partido perdeu uma credibilidade duramente conquistada pelo PT autêntico. Pelo Partido dos Trabalhadores construído nos sindicatos, nas comunidades eclesiais de base, na Ação Católica Operária (ACO), na Juventude Universitária Católica (JUC) no movimento estudantil e nas uniões de moradores e de favelas. Ouso afirmar é hoje um partido em nada diferente do DEM, do PSDB, PSD, PP e outros do gênero. Tal e qual!

Nenhum comentário: