domingo, 20 de março de 2022

Sintonia Fina

 

O ator francês Alain Delon pediu ao seu filho, o também ator Anthony Delon que providencie sua eutanásia. E justifica esse seu pedido dizendo que é a coisa mais natural a fazer a partir da idade certa. Compreenda como a idade certa a idade em que o ser humano deixa de ser uma pessoa produtiva e passa a ser um fardo, um estorvo.

O ator Alain Delon, de 86 anos, ícone do cinema francês e europeu, decidiu recorrer à eutanásia, de acordo com um de seus filhos, Anthony, incumbido de organizar todo o processo e acompanhá-lo em seus momentos finais. A informação foi revelada por Anthony à revista francesa Le Point.  

Alain Delon tem afirmado em entrevistas recentes que não hesitaria em recorrer à medida se necessário. Ele disse a um canal de TV que é a favor desse recurso, primeiro porque mora na Suíça, onde a eutanásia é legalizada e também porque acha que "é a coisa mais lógica e natural" a se fazer a partir de uma certa idade, de um certo momento.

Vamos entender esses dois tipos de mortes: No suicídio assistido, o paciente, de forma intencional, com ajuda de terceiros, põe fim à própria vida, ingerindo ou auto administrando medicamentos letais; na eutanásia ativa, uma terceira pessoa, a pedido do paciente, administra-lhe agente letal, com a intenção de abreviar a vida e acabar com o sofrimento. Existe pouca diferença entre o suicídio assistido e a eutanásia.

Apesar de parecer idêntico ao suicídio assistido, a eutanásia se difere por conta do seu agente. Quem coloca fim à vida, neste caso, é outra pessoa que não o próprio paciente, e tem como objetivo dar fim ao sofrimento de modo tranquilo.

Porque a eutanásia é crime no Brasil? O sistema normativo penal brasileiro não tem legislação específica no que tange à eutanásia. Ante a ausência de um tipo penal particular, a prática pode ser

eventualmente enquadrada como auxílio ao suicídio, homicídio praticado por motivo piedoso ou até mesmo como omissão de socorro.

Com a eutanásia ou o suicídio assistido o ser humano pretende basicamente fazer cessar o seu sofrimento, evitar ser visto como um fardo pelos parentes e pela sociedade e barrar uma eventual dilapidação do patrimônio com pagamento de um tratamento dispendioso que todos sabem resultará inútil, porque a pessoa numa fase terminal de uma doença e com a falência dos seus órgãos não tem mais tratamento.  

A Federação Russa substituiu os EUA como o país mais odiado em todo o mundo civilizado

A guerra perpetrada pela Rússia com a Ucrânia está sendo vista pela comunidade internacional como uma agressão cruel e desnecessária contra um país vizinho que tem muitos valores culturais em comum com a Federação Russa. Inclusive a língua. A atual língua ucraniana deriva do dialeto da língua russa arcaica que se falava na região do rio Dniepre. A história literária da língua ucraniana tem sua origem em outros países eslavos, principalmente Bulgária e Macedônia do Norte, e foi um veículo de difusão do cristianismo.

Quem poder tem o representante de Deus na terra para resolver conflitos entre nações?

Nenhum, mesmo o Sumo Pontífice se dizendo representante do sobrenatural na terra. Agora mesmo, o poder divino do Papa Francisco está sendo testado e ele não passou no teste, porque não consegue demover o cruel e sanguinário Vladimir Putin do projeto macabro de destruir uma nação que deseja apenas existir como um país democrático e que tem o direito de fazer suas escolhas. O Papa não salva nem a si mesmo! O único poder de um papa é econômico, mas esse poder a Santa Sé não usa para pelo menos mitigar o sofrimento daqueles que passam e que são vítimas de ditadores cruéis e desumanos.

Nenhum comentário: