Para o maranhense generosidade demais é vista com muita desconfiança. Se esse metro é tão bom, porque os piauienses querem dividir com os seus vizinhos essa grande idéia? O lógico seria os petistas lutarem para que esse metro chegue algum dia a Parnaíba. Os maranhenses não querem esse metro (trem de passageiro).
A quem interessa à ida do trem de passageiros de Teresina (PI) a Codó (MA)? Só se for aos comerciantes de Teresina, interessados em atrair potenciais compradores desses Três municípios maranhenses, porque para mais nada serve. Se pelo menos esse projeto visasse reativar o transporte de cargas e passageiros entre Teresina e São Luís ou vice-vera, até que isso faria algum sentido. Esse projeto é questionável, a começar pela qualidade desses trens, que chamados de metros de superfície, mas que na realidade passam de trens antigos trens que passaram por uma reforma, até porque no Brasil não existe tecnologia para a construção de metros de última geração.
Enquanto existe um projeto do governo federal para a construção de um Trem-Bala (trem de alta velocidade) ligando a cidade de São Paulo ao Rio de Janeiro, o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos vem a Teresina fazer o lançamento da ampliação do trem de passageiros de Teresina, sem a participação da governadora Roseana Sarney, que deveria ter interesse nesse projeto, se ela acreditasse na seriedade e na viabilidade econômica e social desse projeto. Como ela não vai aparecer isso é o sinal mais evidente de que tudo não passa de uma jogada de caráter puramente eleitoreiro.
Isso tudo faz parte de um esquema para alavancar as candidaturas governistas de Wilson Martins (PSB) e João Vicente Claudino (PTB), num estado onde a derrota de Lula seria a maior desmoralização para o seu governo, haja vista, de o estado do Piauí ter sido governado durante oito anos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que desistiu de indicar um candidato próprio para apoiar a candidatura do governador Wilson Martins (PSB), que assumiu o governo do estado, contra a vontade dos cardeais desse partido no Piauí.
O Brasil mesmo sob Lula, um nordestino, continua sendo as regiões Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste, porque enquanto essas três regiões são prestigiadas com grandes obras de infra-estrutura, as regiões Nordeste e Norte, continuam sendo grandes exportadores de mão de obra não qualificada e acolhedora de migrantes que para sobreviver, abandonam os seus tugúrios, as suas famílias e o torrão natal em busca de melhores dias. Uma solução que se resolve o problema de quem sai, mas que cria um problema ainda maior, com o inchamento das periferias das grandes metrópoles do Sul e Sudeste. Ao final ninguém acaba ganhando com isso. O Metro de Teresina tem a velocidade de um Jabuti preso pelas pernas.
Em tempo:
Já está em gestação nesses três municípios maranhenses um movimento que tenta barrar essa ida de um trem de passageiros que parte de Teresina indo até Codó, passando por Timon e Caxias. Os comerciantes desses municípios já começam a se organizar. O que eles estão classificam como sendo uma grande sacanagem. É que segundo eles a esmola quando é grande o cego desconfia de cara.
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Um comentário:
Não seria um trem bala, mas um trem de passageiros movido a diesel no estilo do Trem do Cariri, mas com um trecho mais longo. O projeto parece interessante considerando a baixa renda da população da região, ligação ferroviária permite deslocamentos longos a baixo custo.
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