terça-feira, 8 de junho de 2010

Umas & Outras


Uma idéia brilhante

Acabo de receber o guia de serviços (comercial, turístico e cultural) Luzir, uma publicação destinada a toda a micro-região de São Raimundo Nonato, dirigida pelo fotógrafo Israel Barreto júnior (Barretinho) e distribuída gratuitamente. Ai você deve estar se perguntando: e como sobrevive esse guia? Uma pergunta muito pertinente, haja vista, o custo da produção de um guia como esse, que não é um guia qualquer, porque é feito com muito esmero e prima pela excelente qualidade do material usado para confeccioná-lo. Esse guia além das informações comerciais, também ressalta os valores culturais de São Raimundo Nonato e região. E ainda serve como fonte permanente de consulta. Ah, eu ia de responder a provável pergunta do leitor: esse guia se mantém dos comerciais. O guia Luzir parece seguir uma tendência de mercado.

O lado positivo do amor pelo futebol

Já falei aqui neste espaço sobre o lado negativo do futebol, que acaba funcionando no Brasil, como um ópio para o povo, porque faz com que o povo brasileiro esqueça por alguns dias, durante a Copa do Mundo, a violência das ruas, as incertezas com relação ao futuro da juventude e a ameaça permanente do desemprego, para quem ainda se encontra empregado e o encolhimento do mercado de trabalho, para quem precisa dele para encontrar uma ocupação digna. Hoje eu quero falar do lado positivo desse esporte: que é o aquecimento do mercado de trabalho informal numa época como essa e a oportunidade para os jovens, sobretudo da periferia, de se desviarem do caminho das drogas. Vendo por esse prisma, o futebol também tem o seu lado positivo. Para quem não tem a oportunidade de estudar, o futebol não deixa de ser como uma alternativa para os pobres.

O PC do B está muito magoado

O líder do Partido Comunista do Brasil (PC do B), no estado do Piauí, o deputado federal Osmar Júnior (PCdoB-PI), ontem ao ser entrevistado por um programa de televisão da capital piauiense, mostrou todo o descontentamento do seu partido para com o Partido dos Trabalhadores (PT), que segundo ele assumiu um posicionamento no mínimo egoísta, para com os partidos que são considerados aliados históricos do PT, como o próprio PCdoB, PDT e PSB ao resolver não se coligar com nenhum deles na eleição para deputado estadual e federal, o que irá complicar a eleição do próprio Osmar Júnior e do deputado estadual Roberth Rios. Como essa decisão do PT parece ser irrevogável, agora só resta aos seus antigos aliados contar com as suas próprias forças para se manterem vivos na política piauiense. A política tem dessas coisas. O meu mandato em primeiro lugar. O PT anda fazendo tanta besteira, que corre o sério risco de perder até os seus aliados de primeira hora. Quem viver verá!

É nessa hora que as fraturas vão ficar expostas

O governador Wilson Martins já afirmou em alto e bom tom que no estado do Piauí, a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma só terá um palanque. Já o candidato do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), afirma que ela terá dois palanques. E ai como é que fica? Então vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos, para sabermos com as coisas vão funcionar, se como pensa o governador ou como pensa o senador Claudino. Uma coisa é certa: é mais provável que Dilma só tenha mesmo um palanque, porque a candidata do PT a presidência da república corre o risco de perder o apoio do candidato a reeleição, que não é de abrir mão daquilo que considera um direito seu. E nessa hora o PT piauiense, tenderá a ficar com o governador, por afinidade e por ter interesse de manter os cargos dos seus filiados.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: