No estado do Piauí, as famílias tentam a todo custo se manter no poder. Agora mesmo, os piauienses estão assistindo a um verdadeiro festival de troca de um parente por outro na política. Onde irmão substitui irmão, esposa substitui marido e filho substitui pai. Com a política piauiense se convertendo numa verdadeira ação entre parentes.
No Partido dos Trabalhadores (PT) o ex-governador Wellington Dias não satisfeito só com a sua candidatura ao Senado resolveu também lançar a sua esposa como candidata a deputada estadual. No Partido Progressista (PP), o deputado federal Ciro Nogueira ao se lançar candidato a uma vaga ao Senado, em vez de escolher outro nome do seu partido para candidatar-se para uma vaga na Câmara Federal, optou por uma solução caseira, escolhendo a sua esposa como candidata a deputada federal.
O governador Wilson Martins (PSB), candidato a reeleição, pode até alegar que a sua esposa já era deputada estadual, dai não ter tentado impedir a sua candidatura, mas seguiu o exemplo de Wellington Dias e Ciro Nogueira. O senador João Vicente Claudino (PTB) é outro que ao sair candidato a governador do estado do Piauí, também resolveu lançar a candidatura do seu pai, o empresário João Claudino à suplente de senador. O deputado estadual Temístocles Sampaio (PMDB) retirou o seu pai da cena política para tentar introduzir o seu irmão, Marlos Rossano. O candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Wilson Martins, o deputado estadual Antonio José Moraes Sousa Filho (PMDB), seguindo uma tendência lançou a sua esposa como candidata a deputada estadual.
Isso no frigir dos ovos, como se diz, vai acabar criando sérios problemas para algumas candidaturas majoritárias, porque muitos candidatos vão acaba cruzando os braços por se sentirem preteridos, uma vez que os candidatos majoritários que tem parentes na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa ou na Câmara Federal - vão acabar fazendo uma opção pelos seus entes queridos. Eu já vi esse filme!
O eleitor consciente não deve votar em candidatos que tem parentes disputando cargos majoritários ou até mesmo, outros cargos.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário