quinta-feira, 22 de julho de 2010

Umas & Outras

Caos no transito de Teresina

De transito nas ruas de Teresina, só existe mesmo os sinais verticais e horizontais e os guardas da STRANS que não orientam o transito e nem tão pouco multam os carros que ficam estacionados sobre as calçadas e nos dois lados da rua, obrigando os motoristas a trafegarem num verdadeiro corredor polonês e as pessoas se espremendo entre o muro das casas e os carros. Como acontece na Rua Areão Leão, centro sul da capital, onde os carros dos pacientes e do pessoal que trabalha na Med Iagem  ficam estacionados durante o dia inteiro e ninguém faz absolutamente no sentido de disciplinar o transito e melhorar a circulação dos carros e das pessoas  nessa região. Se cito essa área, é só como exemplo, porque o caos no transito da capital do estado do Piauí se verifica em toda parte.

A violência aumenta assustadoramente no estado do Piauí 

Só no último final de semana 14 corpos deram entrada no Instituto Médico Legal (IML) de Teresina, o que revela a gravidade de uma situação que está a exigir das autoridades responsáveis pela segurança neste estado, uma tomada urgente de decisão que vise reduzir esse número preocupante de vítimas que são mortas, algumas por motivos banais e outras por ligações com o tráfico de drogas. O estado do Piauí que até bem pouco era tido como tempo um lugar muito tranquilo e bom para se viver, nos últimos anos, vem perdendo essa sua tão propalada segurança e tranquilidade, numa velocidade impressionante.

Candidatura de Marina Silva  anda sem fôlego  

Com pouco tempo no horário eleitoral, sem coligação com por partido algum, a candidatura de Marina Silva (PV), perde fôlego na medida em os seus poucos militantes percebem a inviabilidade do seu projeto. A candidata do PV à Presidência enfrenta um isolamento político, na busca por votos, o que já compromete a campanha nas cidades que visita. Com apenas um minuto e 24 segundos de tempo para fazer campanha na televisão, esse pouco tempo somado a outros fatores, faz abater sobre a campanha de Marina Silva um desanimo que a impede de avançar e atrair apoiadores.

Pelo visto  a estratégia do PT não está dando certo

Esse interesse do Partido dos Trabalhadores (PT), capitaneado por Lula, em querer acabar com a carreira dos seus adversários no Senado, como os senadores  Mão Santa (PSC-PI), Heráclito Fortes (DEM-PI) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), parece não está dando certo, porque Tasso Jereissati lidera no seu estado, enquanto que Mão Santa ocupa a segunda colocação no Piauí. Desse grupo de adversários de Lula e do PT, constam inclusive nomes do PT, como os senadores Paulo Paim (PT-RS) Delcídio Amaral (PT-MT), que ousaram em determinados momentos desobedecer às ordens determinadas pelo Palácio do Planalto.

O poder econômico não é decisivo na eleição majoritária

Quem pensa que eleição majoritária se ganha tendo muito dinheiro, está redondamente enganado. Ajuda? É claro que ajuda, mas não é o fator determinante, porque ela se dá em função de uma polarização que funciona como um jogo de futebol, onde uns torcem pelo time A e outros torcem pelo time B. E ai daquele que se meter a querer comprar preferência do torcedor do time A ou vice-versa. Os simpatizantes da outras torcidas ficam cada um com o time da sua preferência. A torcida de futebol, assim como o eleitor dos candidatos  a cargos majoritários, sofrem a influência daquilo que se convencionou chamar de inconsciente coletivo. Isso talvez explique a onda Silvio Mendes, que como uma onda gigante está atingido todo o estado do Piauí, de cajueiro da Praia a Cristalândia.Até nos municípios maranhenses que sofrem a influência de Teresina, é só nome que se ouve falar.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: