quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Umas & Outras

Enxurrada de pesquisas passa a se preocupante

O brasileiro acompanha bestializado a uma enxurrada de pesquisas, que segundo alguns estatísticos são inconsistentes no que se refere a algumas perguntas constantes do questionário, as regiões pesquisadas e o número bastante reduzido de perguntas feitas num universo muito grande, como é o Brasil, quando se trata de uma pesquisa para presidente da república. O presidente do PSDB e o coordenador da campanha de José Serra, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), ao ser inquirido sobre a última pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Sensus, foi curto e grosso: "A Sensus não é séria, dai eu não comentar o resultado das suas pesquisas". Agora o que causa mais estranheza nas pesquisas CNT/Sensus é o interesse da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em contratar pesquisas sobre eleição. Que interesse está por trás dessa confederação?

Um debate ansiosamente aguardado

O país inteiro está aguardando com muita ansiedade ao debate de hoje a noite que será realizado pela Rede Bandeirantes de Televisão. Um debate que será um divisor de águas nessa campanha, porque vai colocar frente a frente os candidatos que lideram as pesquisas e mais os candidatos do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio e Marina Silva do Partido Verde. Agora a maior expectativa é quanto ao desempenho da candidata petista, que até hoje vinha fugindo de todos os debates. Mas a participação de Plínio de Arruda e de Marina Silva, não podem ser minimizados, haja vista, se tratar de dois ex-petistas, que deixaram o partido que eles participaram da sua construção por discordarem completamente dos rumos que o Partido dos Trabalhadores (PT) tomou depois que chegou a presidência da república. Também não podemos esquecer que tanto Plínio como Marina, são excelentes debatedores. 

O Nordeste e o Norte profundo de Minas andam favorecendo Dilma 

Quando se fala da região Nordeste, como a região mais pobre do país, não podemos esquecer-nos de dizer que a região Norte de Minas Gerais é mais pobre do que a região Nordeste, tendo uma renda per capta menor  do que a do estado do Piauí. Isso talvez explique a forte presença de Dilma Rousseff nessa região, tão dependente do programa Bolsa Família quanto a região Nordeste. Não custa nada insistir na tese de que a fome e a miséria são os maiores cabos eleitorais num país onde os políticos não tem nenhum escrúpulo de se aproveitarem da fome e da miséria de um povo para ganharem um mandato.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: