quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O mundo caminha inexoravelmente para uma 3ª Guerra Mundial

Antes que você pense que eu estou ficando louco, por achar que a cada dia o ambiente vai se tornando mais favorável ao começo de uma 3ª Grande Guerra Mundial, antecipo-me logo, dizendo que já andei fazendo alguns testes, que revelam que eu continuo senhor das minhas faculdades mentais. Numa palavra, você podem ficar tranquilo que eu não estou ficando maluco.

Você deve estar se perguntado: quais os elementos de que disponho para chegar a essa digamos, absurda conclusão? Um conflito dessa magnitude não começa do nada, nem tão pouco sem causas e motivos aparentes. Podemos dizer que vários fatores influenciam as nações a apelarem para um conflito que ninguém sabe como vai acabar e quais as suas consequências. Entres os vários fatores, eu destacaria os objetivos econômicos, expansionistas, religiosos e étnicos. 

A segunda Guerra Mundial foi à principal responsável pelo fim da grande depressão que teve início em 1929. Com a segunda grande guerra, o mundo experimentou um grande crescimento econômico, graças à produção industrial voltada para essa guerra, e a novas invenções tecnológicas, frutos, nturalmente dessa guerra.

A indústria bélica norte-americana, responsável pela geração de milhares de empregos internamente, não vive um bom momento, o que mudaria com uma nova guerra que possibilitasse reativar esse setor da economia americana. E ninguém é tão ingênuo ao ponto de supor que os EUA não vêem as guerras patrocinadas por eles, como uma grande oportunidade de negócios.

Os conflitos entre as coreias, colocam em lados opostos, os EUA e a China. A Rússia também tem interesses a perservar nessa área. O conflito entres afegãos e e talibans, também colabora com esse caldo de cultura de guerra, aparentemente isolado, mas que também envolve as grandes potencias mundiais. Isso sem se falar no conflito entre israelenses e palestinos.

Mas de todos esses fatores, o que mais preocupa é o econômico, porque se trata de um conflito de interesses em escala mundial. A República Popular da China, caso venha a sofrer um colapso na sua economia, de modo a criar internamente uma situação de profundo descontentamento, poderá levar os seus governantes a embarcarem numa aventura perigosa, que poderá provocar uma 3ª Grande Guerra Mundial. 

A China poderá provocar uma guerra, até mesmo para desviar a atenção dos chineses da sua dura e triste realidade. Uma realidade que, mormente o crescimento que esse país vem apresentando nos últimos anos, foi incapaz de reduzir a miséria a níveis aceitáveis. Também pudera, não é fácil, até mesmo para um país socialista, administrar soluções para quase 2 bilhões de almas. 

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: