sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O vento começa a soprar a favor de Obama


A melhoria nos índices econômicos do EUA deram um novo alento a candidatura a reeleição do presidente Barack Obama, que além das boas notícias que andam circulado, como a que dá conta de que o número de pedidos de auxilio desemprego ficou estável, aumenta cada vez mais o número de grandes personalidades do mundo artístico e dos esportes que lhe emprestam apoio. Inclusive, apoio de fora do seu país, como o do cantor e compositor inglês Mick Jagger,com quem Obama fez recentemente um dueto.

Independentemente dessas boas notícias, o que praticamente garante a reeleição de Obama é a confiança que o eleitor estadunidense continua depositando no seu presidente, por sabê-lo confiável e por não existir do lado republicano nenhum nome com capacidade para fazer melhor ou diferente do que Obama vem fazendo, tendo contra si a má vontade do Partido Republicano que vota contra todos os projetos que visam tirar os EUA de uma crise que foi gestada no governo anterior.    
O que o norte-americano também tem bastante claro é que a solução para essa grave crise que o seu país atravessa não depende só da boa vontade do seu presidente, mas de toda uma conjuntura mundial.

Os EUA precisam de mercados externos que estão com a sua capacidade de compra limitado ou esgotado. Na primeira fase dessa crise financeira mundial o segundo motor de uma economia globalizada, no caso a República Popular da China, não deixou o veiculo dá marcha a ré. Mas nesta segunda fase, nenhum dos motores está funcionando com a sua capacidade plena.  

O discurso feito por Obama no dia do Estado da União em 25 de janeiro de 2012, tido pelo republicanos como demasiadamente otimista, vem se confirmando, o que levará o povo norte-americano a dar mais um voto de confiança a Obama em 6 de Novembro. 

siga no Twitter e no Facebook o blog Dom Severino (severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: