As grandes redes de televisão, os grandes jornais
impressos e os portais, descobriram na notícia sobre violência, o elemento capaz
de alavancar as suas audiências e a partir dessa descoberta, todos os grandes veículos
de comunicação, passaram a priorizar nos seus programas jornalísticos, o
assunto violência. Hoje, esse tema ocupa mais de 30% do tempo dos telejornais.
Com a violência ocupando todo esse espaço, nos meios de
comunicação e mais o sensacionalismo dos apresentadores e repórteres desses programas,
não há nenhum exagero em afirmar que a imprensa potencializa a violência; ao despertar
no individuo portador de uma anormalidade ou desvio psicológico, se sente
motivado a cometer loucuras, o que lhe garante acesso a mídia e a possibilidade
de vir a se tornar uma pessoa famosa.
Isso que afirmo, com base numa visão empírica, sem
nenhuma base cientifica, merece dos estudiosos da violência, um estudo
cientifico, mais aprofundado. Mas que há verdade nessa minha afirmação, isso há!
“A mídia contribui para
a realidade que estamos enfrentando. Só notícias ruins, crimes, corrupção,
desesperança. Mas será que é só isso que ocorre no Brasil e no mundo? Claro que
não. E por que não damos visibilidade ao que é bom? Por que não dá audiência?”
(Cláudia Santos). É óbvio que é a audiência que leva a grande imprensa a priorizar
esse tema, insisto.
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