quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A imprensa potencializa a violência

As grandes redes de televisão, os grandes jornais impressos e os portais, descobriram na notícia sobre violência, o elemento capaz de alavancar as suas audiências e a partir dessa descoberta, todos os grandes veículos de comunicação, passaram a priorizar nos seus programas jornalísticos, o assunto violência. Hoje, esse tema ocupa mais de 30% do tempo dos telejornais.

Com a violência ocupando todo esse espaço, nos meios de comunicação e mais o sensacionalismo dos apresentadores e repórteres desses programas, não há nenhum exagero em afirmar que a imprensa potencializa a violência; ao despertar no individuo portador de uma anormalidade ou desvio psicológico, se sente motivado a cometer loucuras, o que lhe garante acesso a mídia e a possibilidade de vir a se tornar uma pessoa famosa.   

Isso que afirmo, com base numa visão empírica, sem nenhuma base cientifica, merece dos estudiosos da violência, um estudo cientifico, mais aprofundado. Mas que há verdade nessa minha afirmação, isso há! 

“A mídia contribui para a realidade que estamos enfrentando. Só notícias ruins, crimes, corrupção, desesperança. Mas será que é só isso que ocorre no Brasil e no mundo? Claro que não. E por que não damos visibilidade ao que é bom? Por que não dá audiência?” (Cláudia Santos). É óbvio que é a audiência que leva a grande imprensa a priorizar esse tema, insisto.

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