sábado, 20 de dezembro de 2014

No Brasil a lei mais aplicada e seguida é a lei do Gerson

A Lei do Gerson, para quem não conhece, é um princípio em que determinada pessoa ou empresa deve obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas e morais. A expressão Lei de Gerson originou-se em uma propaganda de 1976, criada pela Caio Domingues & Associados, que havia sido contratada pela fabricante de cigarros J. Reynolds, proprietária da marca de cigarros Vila Rica para a divulgação do produto. O vídeo apresentava o meia armador Gérson, jogador da Seleção Brasileira de Futebol, como protagonista.

O ano passado foi completamente tomado pelo julgamento da Ação Penal 470, mais conhecida como Mensalão, que resultou na condenação e prisão dos membros de uma quadrilha sofisticada que surrupiou milhões de reais dos cofres públicos para enriquecimento particular e para ser usado como fundo partidário, segundo a Policia Federal (PF) e a justiça e que eram distribuídos entre os partidos que davam sustentação ao governo Lula.

Com esse julgamento histórico, esperava-se que a corrupção na esfera pública no Brasil fosse reduzido a níveis toleráveis, como acontece nos países de primeiro mundo, mas não, passado alguns meses do julgamento dos mensaleiros eis que estoura o escândalo da compra da Refinaria da Pasadena nos EUA - que acabou por revelar o monumental escândalo da Petrobras e que segundo o juiz federal Sérgio Moro e o Ministério Público Federal (MPF), além dos diretores dessa empresa estatal, os lobistas e doleiros já presos e denunciados, mais de uma dezena de políticos (governadores, senadores, deputados federais e um presidente de partido) constam da citação do primeiro delator do Petrolão; portanto, envolvidos nesse escândalo que coloca o Brasil entre os países mais corruptos do mundo. 

Esses fatos recentes revelam que a impunidade e o tratamento suave que é dispensado à bandidos neste país incentivam o aparecimento de novas quadrilhas que dilapidam o erário público e faz com que milhares de brasileiros morram nos corredores dos hospitais da rede pública por falta de assistência e de fome e sede.

A corrupção no Brasil assumiu uma característica endêmica e de uma metástase que  já atingiu todas as células das sociedade brasileira, transformando uma atividade antes esporádica numa manifestação cultural. No Brasil eu corrompo e sou corrompido porque vi o meu pai, meu tio, meu irmão, meu amigo e um servidor público praticando atos imorais que leva a maioria da sociedade brasileira a concluir que quem não corrompe ou corrompido neste país é um otário. No Brasil, ser herói é ser esperto e ficar rico sem fazer esforço.     

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Portalaz     

Nenhum comentário: