sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Ganhar um mandato acaba sendo um grande investimento

A eleição para prefeito e vereador está se aproximando e já é grande a movimentação dos políticos no sentido de viabilizar suas candidaturas.

A eleição para prefeito é a que desperta o maior interesse dos políticos, porque é o mandato menos fiscalizado e o que oferece mais oportunidade para o prefeito ajudar os seus parentes e amigos próximos.

Nos municípios, sobretudo nos menores e mais pobres, os vereadores não fiscalizam as ações do prefeito, haja vista, serem dependentes do chefe do Poder Executivo municipal que para ter maioria na Câmara Municipal, pratica o famigerado toma lá dá cá. E para facilitar ainda mais a vida do chefe do prefeito, a sociedade nos grotões e no Brasil profundo não reclama, porque desconhece os seus direitos.

No interior de qualquer estado brasileiro, o prefeito escolhe para assumir as secretarias mais importantes (saúde e educação) um irmão, cunhado, tio e sobrinho. Essas duas secretarias são as que mais recebem recursos federais.
Ao final de quatro anos de mandato, a família do prefeito forma um grande patrimônio; através 'salários gordos. Tudo dentro da legalidade.

No interior, basta apenas um mandato para que o prefeito e toda sua família passem a desfilar em carrões, ter belos apartamentos e  filhos estudando na capital.

Nenhum comentário: