segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A ascensão sem queda de José Sarney



O acadêmico José Sarney recebe o novo imoral da Academia Brasileira de Letras, o jornalista Merval Pereira (filho de pais maranhenses)
A ascensão sem queda de José Sarney. E quando ele cai, cai para cima

O ex-tudo no Brasil (ex-deputado, ex-senador, ex-presidente do Senado, ex-governador do estado do maranhão e ex-presidente da república, o maranhense, José Sarney é o único político brasileiro que só cai para cima. Embora gozando das suas merecidas aposentadorias, esse político longevo, continua sendo o mais influente brasileiro do século XXI.

José Sarney, que com a sua enorme experiência e sapiência salvou Lula da guilhotina no seu primeiro governo e acaba de salvar o presidente da república Michel Temer do impeachment. É que Sarney conhece o caminho das pessoas, a natureza do político nacional e continua tendo transito livre em todos partidos, de A a Z.

José Sarney, que o PMDB de Ulisses Guimarães não queria que assumisse à presidência da república, com a morte de Tancredo Neves, assumiu a vacância do cargo com o apoio do seu garantidor, o Gen Ex Leônidas Pires Gonçalves, que acabou sendo seu Ministro do Exército.

Convém lembrar esse episódio: “Após a eleição indireta de Tancredo Neves, foi escolhido para ser Ministro do Exército o Gen Ex Com a morte de Tancredo, foi quem garantiu a posse de seu vice, José Sarney, contrapondo-se ao que desejavam certos setores do exército, que pretendiam dar posse ao Presidente da Câmara dos Deputados, Ulisses Guimarães.

"Quem assume é o Sarney". "Imediatamente, Ulysses concorda, para surpresa de Simon (…) Ulysses também retorna ao Congresso Nacional. Ali, Simon lhe pergunta porque aceitara tão rapidamente a tese de Leônidas. O Sarney chega aqui ao lado do seu Jurista. Esse jurista é o ministro do Exército. Se eu não aceito a tese do jurista, a crise estava armada, disse sem meias palavras Ulysses Guimarães ao seu interlocutor”.

Para quem conhece como eu o presidente José Sarney, sabe que esse político é um grande sedutor e alguém incapaz de levantar a sua voz e ofender alguém. Isso quer dizer que Sarney não tem inimigos declarados. Costumo dizer Sarney é o Pelé da política nacional. É que nenhum político brasileiro na Nova República, foi tão famoso e poderoso quanto ele.

No governo Temer, o ministro do Meio Ambiente é o seu filho, Zequinha Sarney, a presidenta do IPHAN, Katia Bogéa (Ex-superintendente do IPHAN no Maranhão e que ficou nesse cargo desde o governo Roseana Sarney (1999/2012), até os cinco anos de José Reinaldo Tavares, aos dois anos e meio do governo Jackson Lago, mais cinco anos de governo de Roseana Sarney e aos primeiros nove meses do governo Flávio Dino). O secretário Nacional da Juventude, Assis Filho também é uma indicação do grupo do ex-presidente Sarney.

Sarney continua sendo muito poderoso. Só não é mais, porque a idade não lhe permite. 87 anos não são 87 meses.

Nenhum comentário: