quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Urge mudar nossa classe política!

A política brasileira envelheceu e a política piauiense envelheceu absolutamente. A lei natural das coisas muda a política, com o envelhecimento (idade avançada) dos quadros políticos que se perpetuaram na vida pública, seja no parlamento ou no executivo.

Mas, a mudança na política deve acontecer pelo processo natural, com a alternância nos cargos dos poderes Executivo e Legislativo, de modo a guardar o princípio da alternância no regime democrático.

Quando o Presidencialismo anula outros poderes, notadamente o Judiciário e o Legislativo, o mandonismo vigora alimentando a desorganização do estado e o esgarçamento do tecido social, de modo a que um estado de anomia e anarquia acabe prevalecendo. Isso sempre acontece quando não há renovação nos quadros dirigentes.

O estado do Piauí durante várias décadas foi governado por uma elite econômica e social que se alternava no poder, que se dividia para que o poder não fugisse das suas mãos e que apostava e investia na ignorância de uma plebe ignara; de quem se servia como massa de manobra para se manter indefinidamente no poder.

Ai veio uma onda vermelha que trazia boas novas, que prometia romper com o atraso secular de um estado que sempre foi visto como o último vagão da locomotiva chamada Brasil, mas, a promessa de boas novas e de mudança radical no fazer político piauiense não se cumpriu com o advento do Partido dos Trabalhadores (PT) ao poder - e hoje já passado quase duas décadas dessa “mudança”, o Piauí cresceu como rabo de cavalo para baixo e o objeto da mudança, acabou incorporando valores antigos e este estado ao invés de avançar em direção ao crescimento e ao desenvolvimento, continuou patinando no atraso e no subdesenvolvimento.

Nas últimas três décadas, o estado do Piauí experimentou um crescimento espetacular em dois setores estratégicos: nas áreas da educação e da saúde, mas insuficiente para fazer com que este estado chame a atenção do resto do país.

Triste sina esta nossa de povo abandonado, esquecido e invisível. 

Nenhum comentário: