quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Todo fanático é um idiota




Admirem, não adorem; batam palmas, mas não matem e nem morram por um nome numa urna”. (Anônimo)

O que vem a ser um fanático? Diz-se da pessoa animada por um zelo excessivo por uma religião ou uma ideologia. Alguém que segue determinado credo, doutrina, crença ou partido sem desenvolver uma opinião crítica sobre a orientação da religião ou do partido. Numa palavra, o fanático não pensa, não tem uma opinião formada sobre as coisas e segue os seus líderes, como quem segue algo infalível, um dogma ou uma verdade absoluta.

O Fanatismo religioso é uma forma de fanatismo caracterizada pela devoção incondicional, exaltada e completamente isenta de espírito crítico, a uma ideia ou concepção religiosa. Em geral, o fanatismo religioso também se caracteriza pela intolerância em relação às demais crenças religiosas. Um fanático religioso é, muitas vezes, um indivíduo disposto a se utilizar de qualquer meio para afirmar a primazia da sua fé sobre as demais.

O fanatismo político se caracteriza pelo apoio incondicional, a reverencia exagerada, a intolerância e a ausência de um espírito crítico que permita ao seguidor de determinada liderança, praticar o discernimento, que permite a qualquer pessoa separar o certo do errado. Separar a verdade da mentira. Separar a verdade da intrujice, do engano e da ilusão que as falsas lideranças pregam.

O fanatismo seja ele de que matiz for, ao contrário do pensamento filosófico niilista, uma filosofia que advoga que tudo seja visto sob o ponto de vista crítico, o que necessariamente passa pelo crivo da razão, trabalha sempre no sentido contrário ou seja; trabalha de modo a impedir que o crente pense e questione as verdades que são colocadas na sua mente. Na mente de pessoas puras e sem maldades. 

As religiões e os partidos, via de regra, são lideradas por embusteiros, falsos profetas e lideranças políticas com um histórico de vida duvidoso. É óbvio que existem lideranças religiosas e políticas sinceras. Não podemos generalizar.

Convém salientar, que o fanático mais idiotizado é aquele com excelente nível de escolaridade. Não pergunte porque!

Todo fanático se assemelha a um robô.

Nenhum comentário: