Economizar água deve ser um critério adotado por todos os
consumidores. A água como um bem finito, se não for usada com parcimônia, num
futuro não muito distante tornar-se-á muito mais escassa. Daí, a importância dos
consumidores pouparem esse bem essencial.
Poupar é fundamental, mas outra preocupação que os consumidores de
água devem ter é com o desperdício de água provocado pela rede de distribuição em
péssima condição de conservação. A preocupação maior com o desperdício de água
tratada deve ser da empresa concessionária desse produto, que deve manter uma
equipe permanente de recuperação da tubulação - que ao ser acionada sobre o
vazamento e consequente desperdício, por qualquer cidadão, deve ser imediatamente
sanado o problema. Mas como o consumidor é mais prejudicado com a falta de água,
ele deve exercer o papel de fiscal da empresa fornecedora de água.
As empresas concessionárias de água, sobretudo na região do semiárido
nordestino, devem investir permanentemente em campanhas de conscientização dos
seus consumidores no tocante a consumir água sem desperdício e preocupados com
a escassez desse bem.
No semiárido nordestino, o sinal de alerta para o racionamento de
água deve estar sempre ligado, para que não aconteça de faltar água por um
longo período. Conscientizar os consumidores sobre o uso racional da água, como
por exemplo, não usar água tratada para uso em piscinas, aguar jardins e lavar
carros e calçadas, deve ser um trabalho constante.



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