sábado, 19 de novembro de 2022

Sintonia Fina

 

Indústria da construção civil em franca expansão

 

No município de São Raimundo Nonato, a indústria da construção civil está em franca expansão, com um crescimento surpreendente, o que faz com que o desemprego neste município piauiense não seja tão alarmante. Até mesmo período mais agudo da pandemia da Covid-19, essa indústria continuou se expandindo. Essa indústria que movimenta toda uma cadeia produtiva que é composta: (1) pela Indústria da Construção; (2) por vários segmentos da Indústria de Transformação, os que produzem materiais de construção; (3) por segmentos do comércio varejista e atacadista; e (4) por várias atividades de prestação de serviços, tais como serviços técnicos.

A construção civil, por ser intensiva de mão de obra, muito contribui para a geração de emprego e renda no País. Além de fortalecer a economia, o setor é também capaz de proporcionar desenvolvimento social.

“Dinamizar as suas atividades é naturalmente alavancar o crescimento socioeconômico e ampliar os investimentos necessários. É solidificar as bases físicas imprescindíveis para um desenvolvimento duradouro”, destaca a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria

"O preço das mudanças climáticas é pago pelos nossos pulmões".

Logo na entrada do estande da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP27) é possível ler uma frase que resume bem a relação entre o aquecimento do planeta e a saúde humana: "O preço das mudanças climáticas é pago pelos nossos pulmões".

De acordo com essa entidade, mais de 90% da população mundial respira um ar que fica abaixo dos padrões de qualidade. Isso, por sua vez, está por trás de 7 milhões de mortes prematuras todos os anos. E não para por aí: como a própria OMS destaca, "um mundo mais aquecido leva ao espalhamento de mosquitos causadores de doenças com uma rapidez nunca antes vista". Além disso, "eventos climáticos extremos, a degradação da terra e a falta de água já deslocam populações e afetam a saúde delas". Mas o que a ciência já sabe sobre essa relação entre a saúde do planeta e das pessoas? E quais pode ser feito para mitigar os riscos?

O americano Josh Karliner, diretor de parcerias globais da ONG Health Care Without Harm ("Sistema de Saúde Sem Danos", em tradução livre), entende que as mudanças climáticas funcionam como um amplificador de problemas já existentes. "Se você pensar na malária, por exemplo, temperaturas mais quentes permitem com que ela se espalhe para outras regiões onde nunca foram registrados casos", explica o especialista numa entrevista à BBC News Brasil."O mesmo pode acontecer com dengue, zika, chikungunya…", lista. Com dados da BBC News Brasil

Embora já exista uma grande consciência ambiental sobre o que as mudanças climáticas provocam, mesmo assim, o mundo inteiro continua agredindo à natureza e o homem o seu maior predador, destruidor.

Salvos por uma educação de excelente qualidade

Um jovem que teve acesso a um ensino de qualidade vai ter uma vida melhor depois de ter deixado a escola. Uma educação de qualidade excelente, transforma e muda radicalmente a vida de quem a recebeu. Por isso insistimos em defender investimentos num modelo de ensino que seja capaz de transformar a vida dos jovens e revolucionar o meio ao redor. Por acreditar na força da educação é que o estado do Ceará se destaca hoje nacionalmente com um estado que produz a melhor educação do país. Tanto no setor público como privado. O Colégio Faria Brito da cidade de Fortaleza é um exemplo de como um ensino bem planejado, aplicado e acompanhado, pode ser bem-sucedido. No estado do Piauí, só o ensino privado consegue se destacar, já o ensino público é penas sofrível e assim mesmo limitado ao ensino de tempo integral. 

Nenhum comentário: