domingo, 11 de fevereiro de 2018

Um passeio inesperado e surpreendente

Hoje bem cedo, pela manhã eu recebi a visita em minha residência do meu vizinho e amigo, o agropecuarista Raimundo Zilton Macedo Silva, que me convidou para fazermos um passeio. Pegamos a estrada e em menos de meia hora nós chegamos ao município de São Lourenço do Piauí, quando descobrir o local do passeio, o riacho que corta esse município, que quando enche, ele desagua na Barragem Petrônio Portela, sendo que esse riacho é um dos principais responsáveis pelo aumento do volume de água nessa importante barragem - que abastece quase todos os municípios que fazem parte da macrorregião de São Raimundo Nonato.

Esse passeio surpreendente se revelou algo extraordinário, pelo fenômeno da natureza, que num curto espaço de tempo transforma uma região extremamente seca no que se parece, guardada as devidas proporções, numa miniatura do pantanal mato-grossense; com um volume de água que impressiona. Mas esse passeio não terminou no município de São Lourenço do Piauí, porque o meu cicerone (guia) tinha mais a me mostrar e revelar.

Seguimos em frente e chegamos ao município de Dirceu Arcoverde, na divisa do estado do Piauí e Bahia. E para minha surpresa, a barragem de Dirceu Arcoverde, com mais de sete quilômetros de extensão, há vários dias vem sangrando com uma lâmina de água que mais parece um rio caudaloso, como o leitor deste blog poderá comprovar através das imagens que ilustram esta matéria.


Os nossos riachos são temporários, porque não tem nascentes. Só quando chove é que as águas correm por eles, transformando um lugar seco num riacho que enche os açudes, os tanques e as barragens.   


Riacho São Lourenço, localizado no município de São Lourenço do Piauí

O bancário aposentado e agropecuarista nas horas vagas Raimundo Zilton Macedo Silva  

Açude de Dirceu Arcoverde no município homônimo

Povoado Riacho da Salgada no município de São Lourenço do Piauí.
Riacho da Salgada no município de São Lourenço do Piauí.

Nenhum comentário: