segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Aprender a conviver com a seca é urgente


Lavar calçada com água tratada é desaconselhável   

Os governos nordestinos e a região Norte do estado de Minas Gerais, para conviverem com a escassez de água precisam de um bom planejamento e investimentos em infraestrutura. É preciso sim, investir em campanhas maciças de redução de consumo, mas, sobretudo, ampliar os sistemas de captação e armazenamento de água de chuva.

É preciso desenvolver estratégias para saber lidar com esse grave problema. Mas, em que pese a repetição de secas nas regiões Nordeste e Norte de Minas Gerais, nós ainda não aprendemos a conviver com longos períodos de estiagem.

Poupar água, investir em campanhas maciças de redução do consumo e ampliar os sistemas de captação e armazenamento de água, são estratégias que funcionam e que reduzem o risco do desabastecimento total.

Com um permanente trabalho de conscientização sobre o uso racional da água é possível conseguir segurança hídrica. Nos EUA, na região Califórnia, a escassez de água também é grande, mas como se trata de um país desenvolvido, o estadunidense aprendeu a conviver com esse fenômeno que lá como cá é permanente.

Sem educação tudo torna-se muito mais difícil. Educar e conscientizar para o consumo racional da água é imprescindível.    

Siga os blogs Diário do Homem Americano e Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Google

Nenhum comentário: