quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Arrastões no município piauiense de Dom Inocêncio


Os arrastões que se pensava estivessem restritos (limitados) às praias e aos Shopping Centers das capitais e das grandes cidades brasileiras, eis que de repente, esse fenômeno acontece no longínquo município de Dom Inocêncio, distante 620 km da capital do estado do Piauí e com um destacamento de apenas cinco policiais. Ocorre que num curto espaço de tempo, já foram registrados dois arrastões nas estradas que ligam esse município piauiense aos municípios do vizinho estado da Bahia.  

Esses arrastões que aconteceram recentemente no município de Dom Inocêncio, assim como os dois assaltos simultâneos às agências do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Banco do Brasil (BB) no município de Oeiras no último dia 2 de agosto, refletem a onda de violência e insegurança que tomou conta do estado do Piauí. Um estado onde ninguém vive em segurança, principalmente os empresários.

A violência aumenta a cada dia no estado do Piauí em função de dois fatores: 1º - Contingente pequeno para atender a uma grande demanda. 2º - A falta de investimentos em tecnologia para uso do serviço de inteligência. Um serviço que se existe na Polícia Civil do estado do Piauí não apresenta resultados satisfatórios, uma vez que o policiamento ostensivo e repressivo da Polícia Miliar, via de regra, só chega atrasado. O que é bastante natural, porque a Polícia Militar não trabalha com entidades mediúnicas. O serviço de inteligência de qualquer polícia civil, funciona como um policiamento preventivo.

É triste constatar que as populações, sobretudo, dos municípios menores e mais distantes da capital do estado do Piauí são mais vulneráveis e estão a mercê da ação de bandidos, que em alguns casos agem com armas e veículos mais potentes do que o aparato policial.
A população de Dom Inocêncio está entregue à sua própria sorte. Lamentamos admitir isso, mas essa é a triste realidade.  

Diante desse estado de violência, as prefeituras pouco ou quase nada podem fazer pela segurança dos seus munícipes. Segurança pública, só o estado pode oferecer.


Siga os blogs Diário do Homem Americano, Dom Severino e Dom Severino no Portal AZ no Twitter, no Facebook e no Google.

Nenhum comentário: