sexta-feira, 9 de novembro de 2018

O enriquecimento do dia pra noite é sinal mais evidente de evolução patrimonial desproporcional


É muito fácil perceber a evolução patrimonial desproporcional de um servidor público, que sabidamente nunca foi uma pessoa de posses.

A evolução patrimonial e financeira desproporcional ao patrimônio ou à renda do agente público é, por si, ato de improbidade administrativa. Para a 3ª seção do STJ, essa situação justifica a demissão do servidor e a sua condenação.

A Constituição Federal (CF) discrimina três espécies de atos de improbidade administrativa: Primeiro, o que importa enriquecimento ilícito do agente, segundo, o que causa prejuízo ao erário e terceiro, o que atenta contra os princípios da administração pública.


A mudança de padrão de vida de uma hora para outra, é um forte indicativo de evolução patrimonial desproporcional, o que chama logo a atenção de pessoas próximas, de colaboradores e do chefe imediato. A reciproca também é verdadeira.

Como se constata a evolução patrimonial desproporcional? Através da observação e da comparação do patrimônio anterior do investigado com o patrimônio atual da pessoa investigada. Como por exemplo, antes do indivíduo assumir um cargo público ele tinha uma casa simples e um carro de padrão classe média baixa e com poucos meses que assume um cargo ou função pública ele adquire uma mansão e passa a circular num carro de alto padrão, de padrão de classe média alta. Isso sugere uma mudança espetacular do padrão do servidor público.  

O servidor público que enriquece do dia pra noite sem ter ganho na loteria uma bolada, via de regra é uma pessoa corruptível, passível de sofrer corrupção. 

A corrupção no Brasil é endêmica, sistêmica e ocorre em todos os níveis de poder. Nos países sérios o Poder Legislativo desempenha um importante papel na fiscalização do ente público. Isso nos países sérios. E o mais grave é quando o agente público a quem cabe fiscalizar as ações do servidor público inverte o seu papel e passa de fiscal à agente da corrupção.



Siga os blogs Diário do Homem Americano e Dom Severino no Twitter, no Face book e no Google.

Nenhum comentário: