domingo, 18 de novembro de 2018

Uma cidade que do ponto de vista estético não existe



Sócrates, um dos três principais pensadores da Grécia Antiga (470 a.C.), acreditava que o belo era uma concordância observada pelos olhos e ouvidos, ou seja, o belo é permissível através dos sentidos sensoriais. Na visão de Sócrates, "o belo é o útil", ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for”.

Em que pese no município piauiense de São Raimundo Nonato está localizado o Parque Nacional da Serra Capivara, um dos mais procurados destinos turísticos do país, a sede deste município funciona como um desagrado para o turista - que para chegar a esse parque tem que passar pela sede deste município, pois ocorre que a sede do município de São Raimundo Nonato é uma cidade sem nenhuma noção estética e com todos os males e vícios de um município mal administrado, pela administração presente e pelas administrações pretéritas.

O que salta aos olhos do turista atento e observador, o que turista invariavelmente é, são as ruas muito estreitas, calçamento irregulares, calçadas com meio metro de largura se tanto, com postes da rede elétrica fincados no meio de uma calçada exageradamente estreita, o que impede o ir e vir de qualquer cadeirante. O lixo é outro componente que contribui sobremaneira para que os nossos visitantes criem logo no primeiro contato com esta cidade uma imagem ruim e preconceito contra um povo. Imagem de um povo mal educado, com baixa formação educacional, cultural e intelectual. É obvio que existem exceções no que diz respeito às pessoas.    

Agora, o que preocupa e a continuidade dos desastres administrativos, ou seja: a continuidade dos mesmos erros no que diz respeito a largura das ruas, o calçamento irregular, a coleta de lixo e principalmente a falta de educação ambiental dos sãoraimundenses que continuam fazendo das ruas da cidade de São Raimundo Nonato, um grande lixão a céu aberto. 

O transito caótico e confuso, porque desorganizado, também contribui para que os turistas que nos visitam criem uma péssima imagem de um lugar que poderia ser tomado como um modelo de administração municipal, como por exemplo, o município de Oeiras, a sede de um município da qual todos os seus munícipes devem sentir orgulho. Oeiras no estado do Piauí é sim um modelo de gestão municipal. Já os sãoraimundense gostam da sua terra, mais por uma questão de orgulho municipal do que por ter nascido num município belo do ponto de vista estético.   

A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela e útil desperta dentro de cada indivíduo.


O pedestre sem poder caminhar pela calçada é obrigado a andar pelo meio da rua misturado com carros, motos, bicicletas e até animais.



Siga os blogs Diário do Homem Americano e Dom Severino no Twitter, no Face book e no Google

Nenhum comentário: