sábado, 8 de dezembro de 2018

Energia alternativa é a solução para reduzir o aquecimento global

Parque eólico localizado no Piauí

As fontes de energia alternativas são muitas. E o que são fontes alternativas de energia? São aquelas que se apresentam como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia (petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral principalmente). As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental.

Exemplo de fontes alternativas de energia: a energia eólica, produzida a partir do vento; a energia solar (fotovoltaica), gerada a partir dos raios solares; a energia geotérmica, obtida nas camadas mais profundas da terra. A energia maremotriz, produzida através das ondas dos mares; a biomassa produzida através de resíduos orgânicos e por último o biogás, gerada através dos gases e provenientes da decomposição de resíduos orgânicos.

Grande parte dessas fontes é renovável e não compromete o meio ambiente, sendo que as fontes de energia eólica e solar são as que menos produzem danos ao meio ambiente, daí a preferência de países como a China, EUA, Alemanha, Espanha, Índia, Reino Unido, Itália e França, na produção de energia eólica. A China também lidera o ranking de produtores de energia solar, energia renovável, seguida da Alemanha, Japão, Itália e por último os EUA.

A energia solar fotovoltaica, possui um grande potencial de crescimento e investimento no Brasil, uma vez que o Sol é uma constante do nosso clima, principalmente na região Nordeste onde a incidência de sol é quase que permanente. Isso faz com que esse tipo de energia seja extremamente vantajoso, inclusive devido ao baixo investimento para produzi-la, sendo que o maior investimento é com sua armazenagem.

A energia eólica é viável economicamente, porque de certo modo não requer grandes investimentos na produção e manutenção do parque eólico.

O estado do Piauí se apresenta ao país como sendo um lugar viável para investimentos na produção dessas energias consideradas limpas. A propósito: O Piauí já é considerado um grande produtor de energia eólica. O nosso clima é amplamente favorável para à produção das energias eólica e solar. 


Siga os blogs Diário do Homem Americano e Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Google.

Nenhum comentário: