terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Atraso de salário é falta de planejamento ou perseguição política

O salário para o trabalhador é tão importante, quanto o ar que ele respira. Em alguns casos, até mais importante do que o ar, porque sem dinheiro no bolso o trabalhador não terá - num caso de necessidade, como pagar por um cilindro de oxigênio para manter uma pessoa da sua família respirando mecanicamente.” (Tomazia Arouche)       

O gestor público ou privado deve necessariamente trabalhar com planejamento, sobretudo, planejamento orçamentário. E o que vem a ser um planejamento orçamentário? O Planejamento orçamentário (PO) é o plano financeiro estratégico de uma empresa pública, privada ou organização para a gestão, em determinado exercício, com o cálculo das receitas e das despesas ou seja, com a estimativa das entradas e saídas de recursos ao logo do período. De um ano.

Até bem pouco tempo atrás, a administração da coisa pública era encarada de uma forma bastante peculiar. Tratava-se o público como se particular fosse, e não havia a utilização de técnicas de administração. Nesse tempo a vontade do governante (administrador) determinava as ações estatais e a noção de interesse público era esquecida ou até mesmo inexistente.

Na atualidade, verifica-se que esta tendência de aplicar métodos que anteriormente eram exclusivos da iniciativa privada à administração pública tem se mostrado como um caminho para a concretização dos princípios constitucionais aos quais estão subordinadas as ações da Administração Pública, mormente o princípio da eficiência.

Dentro do orçamento público existe o orçamento de gastos com pessoal que permite ao gestor público prever os gastos e planejá-los adequadamente, para que o administrador público não venha a ter problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e principalmente, não ter que administrar o descontentamento e a revolta dos seus servidores e colaboradores.   

É muito comum ocorrer atrasos de salários de servidores municipais, por motivação política. Ocorre que o servidor ou servidores que ousaram votar contra o candidato a prefeito que veio a ganhar a eleição, esses entram para a lista de inimigos do chefe do Poder Executivo Municipal. O que representa um erro crasso, porque em política não existem inimigos, mas adversários eventuais que podem ser conquistados. 

Na microrregião de São Raimundo Nonato são muitas as prefeituras que atrasam salários. Desnecessário dizer que os gestores das respectivas prefeituras enfrentarão muitos problemas num futuro não muito distante.

Siga os blogs DiárioHomemAmericano e Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Google.

Nenhum comentário: