[ALCÂNTARA]
Quem toca a pele
desse silêncio
sente nos dedos o vibrar
dos fatos
no acumular dos dias
formando séculos
em seu tecido de sombras
que costuram a face
do eterno
Que fere a pele desse silêncio
vê que o passado está ao alcance
das mãos
mas é impossível apanhá-lo
como se apanha um fruto
como se colhe uma flor
ou como se retém uma água
que se bebesse
ou nos batizasse
lavando os nossos nomes
para que pudessem ser ditos
na pureza dos ventos
ou dos passados conventos
•
Não se pode ver Alcântara
a olho nu
Alcântara requer
uma lente memorial
para ampliar
o que se contempla para trás
ou por detrás de nossas ruínas
humanas
ou para além do nosso esquecimento
através dos muros
endurecidos
dos séculos
O olho comum
é cego
que olho sem memória
não avista senão
a forma ilusória
da própria visão
O olho comum
não avista nada
além do debrum
da coisa visada
•
A noite sobre Alcântara é mais densa
que qualquer noite de qualquer cidade
e as horas passam sem pedir licença
para o que nos encante ou desagrade
O tempo em seu eterno se condensa
e a escuridão não sabe o quanto dá de
seu mistério para a recompensa
de uma idade parada noutra idade
É que a noite de Alcântara incorpora
o que ficou de uma apagada aurora
cujo sol não se acende nunca mais
E Alcântara de noite sonha medo
o medo que ela tem de acordar cedo
todos os seus fantasmas ancestrais
Caros amigos,
Paraibano de nascimento e maranhense na arte, José Chagas (1924-) é dono de obra vasta e significativa, no entanto pouco divulgada. Com mais de vinte livros de poesia, Chagas estreou em 1955 com o livro Canção da Expectativa.
Hábil sonetista, cultor de rimas preciosas, ele escreve no pórtico do livro Os Canhões do Silêncio (1979): "Quem tem medo de rima?" E, como para provar sua destreza em versos não rimados, fecha o mesmo intróito com o texto "[Por Trás do Poema]", reproduzido ao lado. (Atenção: estou usando entre colchetes os primeiros versos ou títulos por mim atribuídos a poemas ou trechos sem título.)
Os Canhões é um volume em que José Chagas toma como ponto de partida o Desterro, um bairro de São Luís, e daí constrói, em mais de 200 páginas, com ritmo variado, uma crônica da existência humana.
Chagas parece dedicar uma preferência toda especial pelo metro curto: há numerosos quadrissílabos, pentassílabos e até linhas de apenas duas ou três sílabas métricas. Dentro dessas medidas, que a outros parecem cubículos sufocantes, sem espaço para a expansão
poética, Chagas consegue mover-se sem perder a fluência ou soar artificial. Exemplo: o trecho "[Aqui os telhados]".
Uma amostra da vasta produção sonetística de José Chagas é dada ao lado por "Lavoura Azul", extraído do livro homônimo, de 1974. Esse volume difere dos outros do poeta num detalhe: compõe-se de poemas soltos, cada qual com seu título. Em geral, Chagas elege um título e um tema e apresenta o livro na forma de um poema único.
Esse mesmo procedimento está em Antropoema, de 1988, uma coleção de sonetos que reflete sobre os avanços da ciência médica para estender a vida. O soneto "85", ao lado, trata do transplante de coração.
Veja, ainda, três trechos do volume Alcântara — Negociação do Azul ou A Castração dos Anjos (1994), que se debruça sobre as ruínas coloniais da cidade de Alcântara, no Maranhão. Em certo trecho, o poeta avisa: "Ninguém é visitante/ de Alcântara/ sem uma visita antes/ aos escombros de si mesmo". Noutro momento, empolgado, ele descobre: "Alcântara não é substantivo/ é verbo (...) Eu alcantarei/ tu alcantarás/ ele alcantará."
Para conhecer mais de perto o trabalho do poeta José Chagas, consulte o volume Antologia Poética (EDUFMA/ Topbooks, 1998), ainda disponível nas livrarias. É uma incursão que vale a pena. Se tiver sorte, você também poderá encontrar a coletânea Os Canhões do Silêncio, em 3a. edição, publicada pela Editora Siciliano em 2002.
Um grande abraço,
Paraibano de nascimento e maranhense na arte, José Chagas (1924-) é dono de obra vasta e significativa, no entanto pouco divulgada. Com mais de vinte livros de poesia, Chagas estreou em 1955 com o livro Canção da Expectativa.
Hábil sonetista, cultor de rimas preciosas, ele escreve no pórtico do livro Os Canhões do Silêncio (1979): "Quem tem medo de rima?" E, como para provar sua destreza em versos não rimados, fecha o mesmo intróito com o texto "[Por Trás do Poema]", reproduzido ao lado. (Atenção: estou usando entre colchetes os primeiros versos ou títulos por mim atribuídos a poemas ou trechos sem título.)
Os Canhões é um volume em que José Chagas toma como ponto de partida o Desterro, um bairro de São Luís, e daí constrói, em mais de 200 páginas, com ritmo variado, uma crônica da existência humana.
Chagas parece dedicar uma preferência toda especial pelo metro curto: há numerosos quadrissílabos, pentassílabos e até linhas de apenas duas ou três sílabas métricas. Dentro dessas medidas, que a outros parecem cubículos sufocantes, sem espaço para a expansão
poética, Chagas consegue mover-se sem perder a fluência ou soar artificial. Exemplo: o trecho "[Aqui os telhados]".
Uma amostra da vasta produção sonetística de José Chagas é dada ao lado por "Lavoura Azul", extraído do livro homônimo, de 1974. Esse volume difere dos outros do poeta num detalhe: compõe-se de poemas soltos, cada qual com seu título. Em geral, Chagas elege um título e um tema e apresenta o livro na forma de um poema único.
Esse mesmo procedimento está em Antropoema, de 1988, uma coleção de sonetos que reflete sobre os avanços da ciência médica para estender a vida. O soneto "85", ao lado, trata do transplante de coração.
Veja, ainda, três trechos do volume Alcântara — Negociação do Azul ou A Castração dos Anjos (1994), que se debruça sobre as ruínas coloniais da cidade de Alcântara, no Maranhão. Em certo trecho, o poeta avisa: "Ninguém é visitante/ de Alcântara/ sem uma visita antes/ aos escombros de si mesmo". Noutro momento, empolgado, ele descobre: "Alcântara não é substantivo/ é verbo (...) Eu alcantarei/ tu alcantarás/ ele alcantará."
Para conhecer mais de perto o trabalho do poeta José Chagas, consulte o volume Antologia Poética (EDUFMA/ Topbooks, 1998), ainda disponível nas livrarias. É uma incursão que vale a pena. Se tiver sorte, você também poderá encontrar a coletânea Os Canhões do Silêncio, em 3a. edição, publicada pela Editora Siciliano em 2002.
Um grande abraço,
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