sábado, 4 de janeiro de 2020

A poesia segundo José Chagas



Todas as manhãs o mirante
me lança pela janela
uma amostra grátis
de São Luís

A janela me escova os dentes
e o dia me chega à boca
como um fruto novo
que amadurece enquanto
vai sendo comido

Me alimento de tempo
e duro horas inteiras de sonho

duro o espaço
em que me movo
como dentro de um saco

e ante a manha
que me exige presente
compareço a mim mesmo
numa obrigação de alma e ossos

O sol se move
contra o meu horizonte
e o tempo é claro em mim
como na paisagem lenta
que se pendura em meus olhos
balança entre azul e vento
alongando-se até onde árvores e casas
se cansam do espaço
e morrem de infinito

Sou um
entre quatrocentos mil
numa cidade
de quatrocentos anos
e tiro da manha o que me toca
de sol o que me cabe
de ar o que é necessário
para manter-me sentado
sobre lascas de solidão
a pedras de silêncio quebrado
pela anunciação do dia

A manhã é feita de sempre
mas se utiliza de sol e pássaros
para o velho anúncio
de sua certeza

São Luis sabe de manhã
antes de qualquer outro lugar do mundo
porque há um galo no quintal de tempo
ferindo sua crista no sonho
e seu canto chega em pedra ao mirante
que sabe adivinhar o dia
por trás dos muros

Aqui o tempo não dura em passar
mas em ficar à espera de quem o descubra
como curtida matéria de vida
pronta à ressurreição das coisas

São Luís é toda de manhã
como o aviso claro de um dia

São Luís requer a alegria
do olho mas também do salto
da alma e até o labor interno
do sonho
em sua fúria mansa
sobre o real

         De ordem de quem
         sopra o vento

         de ordem de quem
         dói a vida

         de ordem de quem
         desce o acaso
         sobre o tempo

         de ordem de quem
         sopramos nós
         o silêncio em pó
         de seus séculos

         — São Luís indaga
         antes de entregar-se

José Chagas foi um poeta maranhense, embora tenha nascido no estado da Paraíba. Ocorre que toda a sua rica e vasta produção poética foi inspirada em motivos maranhenses. Certo pensador disse o seguinte: “Nascer é um ato circunstancial. O que isso significa? Que o nosso lugar é aquele que gostamos e que amamos. É o lugar nos qual nos sentimos bem e realizados plenamente. O lugar onde residem os nossos amigos, as pessoas que amamos e onde nós nos realizamos pessoal e profissionalmente.Toda poesia de José Chagas é impregnada de maranhensidade.

Nenhum comentário: