terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Poucos tem vocação e habilidade para o trabalho informal


O trabalho informal é o trabalho exercido pelo trabalhador sem vínculo empregatício com uma empresa. Sem registros em carteira de trabalho, não obtendo, portanto, o direito de benefícios e proteção social.


O trabalho informal resulta sempre da iniciativa do próprio trabalhador em criar um negócio e que está disposto a correr riscos no negócio que monta. O trabalhador informal é na realidade um empreendedor que via de regra se aventura num negócio após tentar uma colocação no mercado formal durante meses e até anos sem sucesso. Esses são os desalentados. O emprego formal que oferece alguns benefícios sociais ao trabalhador como férias, 13º salário e o FGTS.

São muitos os tipos de empregos informais: vendedores ambulantes, camelôs, feirantes, lavadores de carros e o dono de um pequeno negócio. Também são exemplo os trabalhadores que não possuem registro, tais como: pedreiros, encanadores, eletricistas etc.

O emprego informal cresce toda vez que a economia desacelera e consequentemente, o desemprego formal vai desaparecendo. Hoje em dia para que o emprego formal diminua não é necessário nem uma crise na economia, porque o uso de robôs e inovações tecnológicas na indústria, na agricultura e até no setor de serviços se responsabiliza pelo desemprego em massa de trabalhadores. O trabalhador da indústria nos dias atuais é muito mais um ‘fiscal da máquina’ do que um trabalhador necessário na produção. Até o corte de cana de açúcar que era feito pelo trabalhador e empregava muita mão de obra não qualificada, esse está sendo substituído pela máquina que produza mais, em menos tempo e o empregador não responde por encargos sociais.

O site europeu Euronews no dia de ontem (17) publicou uma matéria deveras preocupante, sobre o emprego de robôs no Afeganistão, um país devastado por uma guerra que começou em 1979 e que dura até hoje. Uma guerra que começou com os russos e prosseguiu com os EUA. O grupo guerrilheiro Talibã é o responsável por esse estado de guerra permanente nesse país asiático. O motivo da preocupação é o seguinte: O Afeganistão está usando robôs para realizar os serviços domésticos. O serviço que um empregado doméstico humano realizava, hoje está sendo realizado por robô.

Nenhum comentário: