sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Sintonia Fina

 

Os nossos parlamentares agem como se não existisse amanhã - em defesa das suas proteções individuais. Porque digo isso: pois ocorre que os mandatos de vereador, deputado estadual, federal, senador, prefeito, governador e do presidente da república não são vitalícios, como vitalícios são os cargos de ministros do STJ e STF e mesmo assim os nossos representantes no Congresso Nacional procuram criar e votar leis que garantem a impunidade de todos os parlamentares em qualquer lugar e em todos os tempos.

Num país sério o que definitivamente não é o caso do Brasil, o parlamentar não precisa de imunidade, porque em tese o político com mandato não comete crimes. "A liberdade de expressão não significa a possibilidade de cometimento de crimes. A própria Constituição estabelece a possibilidade de prisão em flagrante, o que limita essa opinião". (Jurista Wálter Maierovitch)

O que disse o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) num vídeo gravado e disponibilizado na rede mundial de computadores (Internet), foi um crime praticado contra a Segurança Nacional e contra ministros do STF.

A regra da imunidade parlamentar é garantia ao Legislativo contra abusos do Executivo, que controla as forças de segurança. Historicamente, essa regra sempre foi vista como um instrumento que permite aos parlamentares falarem o que quiserem, além do que poderia um cidadão comum, porque essa é parte da função deles na tribuna”. Bem entendido: na tribuna.

No Brasil nós costumamos confundir liberdade com impunidade.

A Globonews se transformou numa escolinha do professor Raimundo

A TV por assinatura Globonews se transformou numa verdadeira escolinha do professor Raimundo, porque a maioria dos seus apresentadores e comentaristas passam um tempo enorme fazendo graçolas, enquanto o outro ri. Na maioria das vezes de uma caçoada que só o pessoal dessa emissora sorri para agradar o seu companheiro de emissora e de programa. O comentarista Otávio Guedes, logo estará migrando do jornalismo para a Comédia Standu-up. Não há nenhum exagero em afirmar que certos programas dessa emissora estão se tronando chatos e cansativos. A apresentadora Maria Beltrão, uma profissional muito competente, mas que anda pecando muito por querer imitar a cantora Fafá de Belém nos seus sorrisos escandalosos e forçados. Sorri de maneira exagerada, acaba comprometendo a qualidade do programa. Nesse quesito a Bandnews está ganhando de goleada da Globonews e da CNN. Isso quer dizer que o jornalismo dessa emissora paulista é sério. Como deve ser. Sorri não é crime, mas não pode ser banalizado.

O ar ditatorial do presidente da Câmara Federal

O presidente da Câmara Federal, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), tenta imprimir um estilo na presidência dessa casa legislativa, à moda dos usineiros da sua terra que se impõe aos trabalhadores pelo grito e a força bruta que essa categoria representa. Lira, colocou em prática pela primeira vez no comando da Câmara Federal, esse seu estilo usineiro contra o jovem deputado federal Kim Kataguari (DEM-SP) ao interromper a fala desse parlamentar paulista quando da votação da permanência ou não do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) na prisão. A coisa foi de uma grosseira tão evidente que constrangeu esse jovem deputado paulista que se tivesse podido falar, certamente desmoralizaria Arthur Lira e apresentaria esse parlamentar alagoano ao país como uma pessoa grosseira e maus-bofes. Mas, ele não perde por esperar!  

Nenhum comentário: