Certos autores acreditam que a administração pública é uma ciência; outros julgam que se trata simplesmente de uma arte: e a maioria admite que ela é a um tempo ciência e arte. Opiniões com as quais concordamos.
Ser empresário não significa que você sabe como administrar uma empresa. Afinal, tirar o negócio do papel, em que pese o processo moroso, caro e burocrático, ainda é menos difícil do que gerenciar uma empresa com sucesso.
Há diversas formas de se demonstrar liderança na empresa. Essa característica aparece tanto ao dar o exemplo aos colaboradores quanto ao delegar tarefas, o que significa confiar naqueles que trabalham para você. O gerente de uma empresa não pode ter horizontes limitados e deve ter uma visão holística da empresa que dirige.
O colaborador de uma empresa não pode e não deve ser uma pessoa acomodada, ou seja, viver numa zona de conforto. A zona de conforto que é uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum indivíduo se sente ameaçado, numa palavra, não teme perder o emprego. A zona de conforto é um tema sempre muito debatido na psicologia organizacional. A psicologia organizacional é uma área da psicologia que se dedica a entender os fenômenos do comportamento humano que acontecem dentro do ambiente de trabalho.
Acima das políticas da organização, a postura profissional ideal deve ser guiada pelo bom senso e bom gosto, que formam a base do convívio no ambiente de trabalho. Demonstrar profissionalismo significa se comunicar de forma clara e respeitosa, ter seriedade nos posicionamentos e compromisso com o trabalho e fundamentalmente ser comprometido com a organização.
O gestor deve ser capaz de trabalhar em e com equipes, sempre buscando influenciar o comportamento das pessoas em direção aos objetivos e metas da organização.
O feedback é o ponto mais importante dentro de uma avaliação de desempenho e deve ser aplicado em um momento construtivo. Não adianta passar para o colaborador apenas a análise sobre o seu desempenho.
Como se diz na gíria, o colaborador deve vestir a camisa da empresa. Já o gerente, esse deve ser um líder, alguém com capacidade para fazer acontecer, desafiar a equipe a pensar, dar bons exemplos, recompensar o bom desempenho, valorizar o colaborador comprometido, comunicar expectativas, dar o feedback e saber ouvir.
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