segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Turismo: a indústria sem chaminé

 

O turismo é a arte de vender felicidade. ” (Luciano Baetz)

O turismo é a atividade econômica que mais cresce e se desenvolve em todo mundo. Alguns setores da sociedade classificam-no de Indústria sem Chaminés, já que é grande gerador de divisas e de empregos. Nos países com grande potencial de recursos naturais, como é o caso do Brasil, o setor representa uma alternativa concreta de investimento e retorno.

A Indústria do Turismo nada mais é que um conjunto de empresas e entidades que trabalham na estruturação da oferta turística, transformando os atrativos nos mais diversos tipos de Produtos Turísticos; na qualificação de bens e/ou serviços para o bem receber e para a comunidade.

A propósito, os municípios de São Raimundo Nonato e Cel. José Dias, contam com enorme potencial nesse setor. Uma atividade que hoje movimenta a economia desses dois municípios piauienses. Uma participação na economia local que poderia ser mais expressiva, se o governo estadual, juntamente com o governo federal investissem fortemente na divulgação, principalmente no exterior, do Parque Nacional da Serra da Capivara, do Parque Nacional da Serra da Confusões, dos museus: da Natureza e do Homem Americano.

Esses dois municípios que já dispõem de uma boa infraestrutura de transporte rodoviário e aéreo, só dependendo dos meios necessários para operacionalizar o transporte aéreo. A rede hoteleira disponível é suficiente para atender a demanda.

O que o turista que nos visitam ainda se ressentem é da falta de opção de lazer durante à noite, o que ajuda a reter o turista por mais dias no lugar visitado.

Mudando de assunto: Na nossa microrregião existe dois tipos de prefeitos: O prefeito de direito e o prefeito de fato. O prefeito de direito assina papéis (documentos) e assume responsabilidades. Já, o prefeito de fato, esse gerencia os recursos financeiros e manda no prefeito de direito. 

Nenhum comentário: