Ultimamente fala-se muito sobre empatia. Nunca essa palavra foi tão usada como em tempo da pandemia da Covid-19. A empatia que é a capacidade de nos identificarmos com outra pessoa, de sentir o que ela sente e de querer o que ela quer. Em resumo, poderíamos dizer que ter empatia é se colocar no lugar do outro.
Se colocar no lugar do outro é sentir o que seu próximo sente é tornar-se sensível aos sentimentos da outra pessoa. É compreender tudo e tudo perdoar, porque ao compreendermos as razões, as motivações, os desejos, vontades e os sentimentos da outra pessoa é sentir-se humano e humanizado. O processo de humanização implica a evolução do homem como um ser que ao abrir sua mente para o humano, torna-se gente, verdadeiramente.
Quando vivenciamos a empatia nos identificamos com a outra pessoa e partilhamos sentimentos e motivações. Agimos para com o outro sem reserva, sem medo de sermos tomados por uma pessoa ingênua, porque o que nos move é um bom sentimento. Um sentimento que nos torna iguais, nos aproxima de tal maneira do nosso irmão que todas as barreiras são eliminadas em nome de um amor que nos faz sentir iguais e muito parecidos.
Vamos contribuir para a construção de um mundo melhor para todos. Um mundo mais humanizado e sem ódio. Praticando empatia. Sendo gentil, sem solidário, sendo sensível e sendo verdadeiramente um ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário